Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26372
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCapucha, L.-
dc.contributor.editorConselho Nacional de Educação-
dc.date.accessioned2022-11-02T10:49:23Z-
dc.date.available2022-11-02T10:49:23Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationCapucha, L. (2020). Educação profissional, educação para o futuro. EM Conselho Nacional de Educação (Eds.). Estado da Educação 2019 (pp.446-452). CNE – Conselho Nacional de Educação. http://hdl.handle.net/10071/26372-
dc.identifier.isbn978-989-8841-32-2-
dc.identifier.issn1647-8541-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/26372-
dc.description.abstractA European Political Strategy Unit da Comissão Europeia publicou, em 2017, o relatório 10 trends transforming education as we know it2. Segundo esse relatório, a educação é hoje processada em estágios iniciais da vida, utiliza quadros negros, livros e papéis, promove a literacia académica, baseia-se em preleções teóricas e na aprendizagem passiva, funcionando os professores como preletores num modelo de ensino estandardizado e em massa, baseado em disciplinas e focado nos conteúdos disciplinares. A educação é promovida principalmente por um conjunto restrito de atores estatais, religiosos e privados, que certificam os graus de ensino possuídos. Pelo contrário, a educação que se pretende para o futuro promove a aprendizagem ao longo da vida, processa-se num quadro branco com suporte digital e capaz de utilizar as realidades virtuais, assume novas formas de literacia, incluindo a digital, promove a aprendizagem experimental, por imersão, interativa, com seminários e cursos participativos, laboratórios, jogos e simulações, na qual os professores são mentores e treinadores. É feita à medida de cada indivíduo, baseada em competências, multidisciplinar, usa a lógica de projeto como estratégia pedagógica preferencial, é habilitada por aprendizagens digitais, beneficia de parceiros diferenciados e de parcerias formativas. É uma educação orientada para a produção de capacidades, competências, talentos e para o potencial dos aprendentes.por
dc.language.isopor-
dc.publisherCNE – Conselho Nacional de Educação-
dc.relation.ispartofEstado da Educação 2019-
dc.rightsopenAccess-
dc.titleEducação profissional, educação para o futuropor
dc.typebookPart-
dc.pagination446 - 452-
dc.peerreviewedno-
dc.date.updated2022-11-02T10:47:27Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-77802-
Aparece nas coleções:CIES-CLN - Capítulos de livros nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
bookPart_77802.pdf600,31 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.