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http://hdl.handle.net/10071/26372
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Capucha, L. | - |
dc.contributor.editor | Conselho Nacional de Educação | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-02T10:49:23Z | - |
dc.date.available | 2022-11-02T10:49:23Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | Capucha, L. (2020). Educação profissional, educação para o futuro. EM Conselho Nacional de Educação (Eds.). Estado da Educação 2019 (pp.446-452). CNE – Conselho Nacional de Educação. http://hdl.handle.net/10071/26372 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-8841-32-2 | - |
dc.identifier.issn | 1647-8541 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/26372 | - |
dc.description.abstract | A European Political Strategy Unit da Comissão Europeia publicou, em 2017, o relatório 10 trends transforming education as we know it2. Segundo esse relatório, a educação é hoje processada em estágios iniciais da vida, utiliza quadros negros, livros e papéis, promove a literacia académica, baseia-se em preleções teóricas e na aprendizagem passiva, funcionando os professores como preletores num modelo de ensino estandardizado e em massa, baseado em disciplinas e focado nos conteúdos disciplinares. A educação é promovida principalmente por um conjunto restrito de atores estatais, religiosos e privados, que certificam os graus de ensino possuídos. Pelo contrário, a educação que se pretende para o futuro promove a aprendizagem ao longo da vida, processa-se num quadro branco com suporte digital e capaz de utilizar as realidades virtuais, assume novas formas de literacia, incluindo a digital, promove a aprendizagem experimental, por imersão, interativa, com seminários e cursos participativos, laboratórios, jogos e simulações, na qual os professores são mentores e treinadores. É feita à medida de cada indivíduo, baseada em competências, multidisciplinar, usa a lógica de projeto como estratégia pedagógica preferencial, é habilitada por aprendizagens digitais, beneficia de parceiros diferenciados e de parcerias formativas. É uma educação orientada para a produção de capacidades, competências, talentos e para o potencial dos aprendentes. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | CNE – Conselho Nacional de Educação | - |
dc.relation.ispartof | Estado da Educação 2019 | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.title | Educação profissional, educação para o futuro | por |
dc.type | bookPart | - |
dc.pagination | 446 - 452 | - |
dc.peerreviewed | no | - |
dc.date.updated | 2022-11-02T10:47:27Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-77802 | - |
Aparece nas coleções: | CIES-CLN - Capítulos de livros nacionais |
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Ficheiro | Tamanho | Formato | |
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