Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/26372
Author(s): | Capucha, L. |
Editor: | Conselho Nacional de Educação |
Date: | 2020 |
Title: | Educação profissional, educação para o futuro |
Book title/volume: | Estado da Educação 2019 |
Pages: | 446 - 452 |
Reference: | Capucha, L. (2020). Educação profissional, educação para o futuro. EM Conselho Nacional de Educação (Eds.). Estado da Educação 2019 (pp.446-452). CNE – Conselho Nacional de Educação. http://hdl.handle.net/10071/26372 |
ISSN: | 1647-8541 |
ISBN: | 978-989-8841-32-2 |
Abstract: | A European Political Strategy Unit da Comissão Europeia publicou, em 2017, o relatório 10 trends transforming education as we know it2. Segundo esse relatório, a educação é hoje processada em estágios iniciais da vida, utiliza quadros negros, livros e papéis, promove a literacia académica, baseia-se em preleções teóricas e na aprendizagem passiva, funcionando os professores como preletores num modelo de ensino estandardizado e em massa, baseado em disciplinas e focado nos conteúdos disciplinares. A educação é promovida principalmente por um conjunto restrito de atores estatais, religiosos e privados, que certificam os graus de ensino possuídos. Pelo contrário, a educação que se pretende para o futuro promove a aprendizagem ao longo da vida, processa-se num quadro branco com suporte digital e capaz de utilizar as realidades virtuais, assume novas formas de literacia, incluindo a digital, promove a aprendizagem experimental, por imersão, interativa, com seminários e cursos participativos, laboratórios, jogos e simulações, na qual os professores são mentores e treinadores. É feita à medida de cada indivíduo, baseada em competências, multidisciplinar, usa a lógica de projeto como estratégia pedagógica preferencial, é habilitada por aprendizagens digitais, beneficia de parceiros diferenciados e de parcerias formativas. É uma educação orientada para a produção de capacidades, competências, talentos e para o potencial dos aprendentes. |
Peerreviewed: | no |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CIES-CLN - Capítulos de livros nacionais |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
bookPart_77802.pdf | 600,31 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.