Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26367
Autoria: Conceição, Marcelle Rodrigues
Orientação: Costa, Cátia Miriam
Data: 19-Out-2022
Título próprio: A desinformação como arma política na era digital: as eleições presidenciais brasileiras de 2018
Referência bibliográfica: Conceição, M. R. (2022). A desinformação como arma política na era digital: as eleições presidenciais brasileiras de 2018 [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26367
Palavras-chave: Eleições brasileiras
Notícias falsas
Desinformação
Redes sociais
Internet
Brazilian elections
Fake news
Disinformation
Social media
Resumo: Outubro de 2018 foi o momento que marcou a democracia brasileira com a ascensão da extrema-direita à presidência da República. Um cenário internacional com líderes e discursos populistas em evidência, e uma intensa crise interna, parecem ter propiciado o ambiente para o acontecimento no Brasil. Da mesma forma, acredita-se que a desinformação, impulsionada pelo poder da internet e das mídias digitais, foi elemento presente durante as campanhas. De forma multidisciplinar, a presente dissertação investiga o tema, pautada por teorias da Comunicação e da Comunicação Internacional, bem como perspectivas das Relações Internacionais. Foram coletados e analisados dados fornecidos por três agências de checagem de fatos, a fim de identificar e explanar a natureza das mensagens enganosas que circularam durante o período oficial de campanha. A partir da experiência vivenciada naquele ano, a sociedade brasileira poderá se preparar para as eleições que ocorrem novamente em 2022.
It was October 2018 when Brazilian democracy experienced the rise of the extreme right. Populist leaders and discourses in evidence worldwide, and an intense internal crisis seem to have provided the perfect environment for this event. Likewise, it is believed that disinformation, driven by the power of the internet and social media, was a key element over the campaigns. In a multidisciplinary way this work investigates the theme, guided by Communication and International Communication theories, as well as International Relations perspectives. Data provided by three fact-checking agencies were collected and analyzed in order to identify and explain the nature of the misleading messages that circulated during the official campaign period. Based on this experience, Brazilian society is more likely to prepare for the elections that take place in 2022.
Designação do Departamento: Departamento de História
Designação do grau: Mestrado em Estudos Internacionais
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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