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dc.contributor.advisorCosta, Cátia Miriam-
dc.contributor.authorConceição, Marcelle Rodrigues-
dc.date.accessioned2022-10-31T16:47:35Z-
dc.date.issued2022-10-19-
dc.date.submitted2022-08-
dc.identifier.citationConceição, M. R. (2022). A desinformação como arma política na era digital: as eleições presidenciais brasileiras de 2018 [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26367por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/26367-
dc.description.abstractOutubro de 2018 foi o momento que marcou a democracia brasileira com a ascensão da extrema-direita à presidência da República. Um cenário internacional com líderes e discursos populistas em evidência, e uma intensa crise interna, parecem ter propiciado o ambiente para o acontecimento no Brasil. Da mesma forma, acredita-se que a desinformação, impulsionada pelo poder da internet e das mídias digitais, foi elemento presente durante as campanhas. De forma multidisciplinar, a presente dissertação investiga o tema, pautada por teorias da Comunicação e da Comunicação Internacional, bem como perspectivas das Relações Internacionais. Foram coletados e analisados dados fornecidos por três agências de checagem de fatos, a fim de identificar e explanar a natureza das mensagens enganosas que circularam durante o período oficial de campanha. A partir da experiência vivenciada naquele ano, a sociedade brasileira poderá se preparar para as eleições que ocorrem novamente em 2022.por
dc.description.abstractIt was October 2018 when Brazilian democracy experienced the rise of the extreme right. Populist leaders and discourses in evidence worldwide, and an intense internal crisis seem to have provided the perfect environment for this event. Likewise, it is believed that disinformation, driven by the power of the internet and social media, was a key element over the campaigns. In a multidisciplinary way this work investigates the theme, guided by Communication and International Communication theories, as well as International Relations perspectives. Data provided by three fact-checking agencies were collected and analyzed in order to identify and explain the nature of the misleading messages that circulated during the official campaign period. Based on this experience, Brazilian society is more likely to prepare for the elections that take place in 2022.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectEleições brasileiraspor
dc.subjectNotícias falsaspor
dc.subjectDesinformaçãopor
dc.subjectRedes sociaispor
dc.subjectInternetpor
dc.subjectBrazilian electionspor
dc.subjectFake newspor
dc.subjectDisinformationpor
dc.subjectSocial mediapor
dc.titleA desinformação como arma política na era digital: as eleições presidenciais brasileiras de 2018por
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203085973por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
thesis.degree.nameMestrado em Estudos Internacionaispor
dc.date.embargo2025-10-19-
thesis.degree.departmentDepartamento de Históriapor
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