Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/26356
Author(s): Santos, Mariana Luísa Fernandes dos
Advisor: Azevedo, Joana
Date: 13-Oct-2022
Title: A comunicação de um teatro novo na cidade. O caso do TBA – Teatro do Bairro Alto
Reference: Santos, M. L. F. dos. (2022). A comunicação de um teatro novo na cidade. O caso do TBA – Teatro do Bairro Alto [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26356
Keywords: Cultura -- Culture
Comunicação estratégica -- Strategic communication
Comunicação cultural
Equipamento cultural
Políticas públicas para a cultura
Cultural communication
Cultural venues
Public policies for culture
Abstract: O Teatro do Bairro Alto (TBA) abriu ao público em outubro de 2019. Antes disso, uma estratégia de comunicação invulgar aproximou público e deu pistas sobre o que o TBA seria. A comunicação de um equipamento cultural deve extravasar as ações concretas de divulgação, da presença online e da sua programação. O TBA é a execução, e também experimentação de objetivos e compromissos renovados que respondem às políticas públicas mais recentes. Através de um período de pesquisa durante um estágio de três meses no TBA, análise de materiais de comunicação e da programação, e de entrevistas feitas a cinco membros da equipa do TBA é feita uma análise triangular sobre o que é comunicar neste equipamento cultural, um teatro municipal que demonstra na sua missão um comprometimento não só estético, mas também político. Será relevante que as boas práticas identificadas neste estudo de caso sejam conhecidas e motivo de mudanças noutros equipamentos, tendo em conta o papel que estes lugares podem assumir nas cidades e na sociedade.
Teatro do Bairro Alto (TBA) opened in October 2019. Previously, an unusual communication strategy teased the public about what to expect. The communication of a cultural venue must go beyond the concrete communication actions, its online presence and its programme. TBA puts it in practice as well as experiments with renewed goals that go along with the most recent public policies for culture. Through a 3-month long internship in TBA, content analysis and interviews with five members of the team, it was applied a triangular analysis about what is to communicate in this cultural venue, a municipal theatre which manifests in its mission a commitment not only aesthetical but also political. It will be relevant that the good practices identified in this case study are known and applied and be a means of change for other cultural venues, knowing the important role they may assume in cities and society.
Department: Departamento de Sociologia
Degree: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_mariana_fernandes_santos.pdf1,4 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.