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http://hdl.handle.net/10071/26346| Autoria: | Mateus, S. |
| Editor: | Ricardo Paes Mamede Pedro Adão e Silva |
| Data: | 2020 |
| Título próprio: | Educação |
| Título e volume do livro: | O estado da nação 2020: valorizar as políticas públicas |
| Paginação: | 18 - 23 |
| Referência bibliográfica: | Mateus, S. (2020). Educação. EM Ricardo Paes Mamede, Pedro Adão e Silva (Eds.). O estado da nação 2020: valorizar as políticas públicas (pp.18-23). IPPS -Iscte - Instituto para as políticas Públicas e Sociais. http://hdl.handle.net/10071/26346 |
| ISBN: | 978-989-8990-02-0 |
| Palavras-chave: | Educação |
| Resumo: | A experiência escolar da maioria dos decisores, dirigentes escolares e docentes em exercício neste momento em Portugal obedeceu a imperativos de homogeneização. A mesma aula, ensinada com o mesmo método, a começar à mesma hora, numa sala organizada da mesma forma, para estudantes considerados iguais. Estamos, em 2020, longe deste cenário. Mas quão longe? As abordagens pedagógicas tradicionais, do currículo enciclopedista, que enfatizam a memorização, onde a aprendizagem é um exercício passivo, ainda são predominantes e têm mostrado bem os seus limites. A política de autonomia e flexibilidade curricular dos ensinos básico e secundário, lançada pelo XXI Governo Constitucional, em regime de experiência pedagógica no ano letivo de 2017/2018 e, mais tarde, em 2018 e 2019, generalizada através de decreto-lei e portaria específica , é uma constelação de medidas que conferem maior flexibilidade e territorialização nos processos de ensino-aprendizagem. Vem abrir espaço a pressupostos e práticas diferentes e a uma rotura com o “mito da homogeneidade” dos estilos e ritmos de aprendizagem dos estudantes, tendo por base a colaboração. |
| Arbitragem científica: | yes |
| Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | CIES-CLN - Capítulos de livros nacionais |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| bookPart_78701.pdf | 4,61 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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