Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26346
Autoria: Mateus, S.
Editor: Ricardo Paes Mamede
Pedro Adão e Silva
Data: 2020
Título próprio: Educação
Título e volume do livro: O estado da nação 2020: valorizar as políticas públicas
Paginação: 18 - 23
Referência bibliográfica: Mateus, S. (2020). Educação. EM Ricardo Paes Mamede, Pedro Adão e Silva (Eds.). O estado da nação 2020: valorizar as políticas públicas (pp.18-23). IPPS -Iscte - Instituto para as políticas Públicas e Sociais. http://hdl.handle.net/10071/26346
ISBN: 978-989-8990-02-0
Palavras-chave: Educação
Resumo: A experiência escolar da maioria dos decisores, dirigentes escolares e docentes em exercício neste momento em Portugal obedeceu a imperativos de homogeneização. A mesma aula, ensinada com o mesmo método, a começar à mesma hora, numa sala organizada da mesma forma, para estudantes considerados iguais. Estamos, em 2020, longe deste cenário. Mas quão longe? As abordagens pedagógicas tradicionais, do currículo enciclopedista, que enfatizam a memorização, onde a aprendizagem é um exercício passivo, ainda são predominantes e têm mostrado bem os seus limites. A política de autonomia e flexibilidade curricular dos ensinos básico e secundário, lançada pelo XXI Governo Constitucional, em regime de experiência pedagógica no ano letivo de 2017/2018 e, mais tarde, em 2018 e 2019, generalizada através de decreto-lei e portaria específica , é uma constelação de medidas que conferem maior flexibilidade e territorialização nos processos de ensino-aprendizagem. Vem abrir espaço a pressupostos e práticas diferentes e a uma rotura com o “mito da homogeneidade” dos estilos e ritmos de aprendizagem dos estudantes, tendo por base a colaboração.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-CLN - Capítulos de livros nacionais

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