Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26346
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMateus, S.-
dc.contributor.editorRicardo Paes Mamede-
dc.contributor.editorPedro Adão e Silva-
dc.date.accessioned2022-10-26T08:35:40Z-
dc.date.available2022-10-26T08:35:40Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationMateus, S. (2020). Educação. EM Ricardo Paes Mamede, Pedro Adão e Silva (Eds.). O estado da nação 2020: valorizar as políticas públicas (pp.18-23). IPPS -Iscte - Instituto para as políticas Públicas e Sociais. http://hdl.handle.net/10071/26346-
dc.identifier.isbn978-989-8990-02-0-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/26346-
dc.description.abstractA experiência escolar da maioria dos decisores, dirigentes escolares e docentes em exercício neste momento em Portugal obedeceu a imperativos de homogeneização. A mesma aula, ensinada com o mesmo método, a começar à mesma hora, numa sala organizada da mesma forma, para estudantes considerados iguais. Estamos, em 2020, longe deste cenário. Mas quão longe? As abordagens pedagógicas tradicionais, do currículo enciclopedista, que enfatizam a memorização, onde a aprendizagem é um exercício passivo, ainda são predominantes e têm mostrado bem os seus limites. A política de autonomia e flexibilidade curricular dos ensinos básico e secundário, lançada pelo XXI Governo Constitucional, em regime de experiência pedagógica no ano letivo de 2017/2018 e, mais tarde, em 2018 e 2019, generalizada através de decreto-lei e portaria específica , é uma constelação de medidas que conferem maior flexibilidade e territorialização nos processos de ensino-aprendizagem. Vem abrir espaço a pressupostos e práticas diferentes e a uma rotura com o “mito da homogeneidade” dos estilos e ritmos de aprendizagem dos estudantes, tendo por base a colaboração.por
dc.language.isopor-
dc.publisherIPPS -Iscte - Instituto para as políticas Públicas e Sociais-
dc.relation.ispartofO estado da nação 2020: valorizar as políticas públicas-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEducaçãopor
dc.titleEducaçãopor
dc.typebookPart-
dc.event.locationLisboapor
dc.pagination18 - 23-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.updated2022-10-26T09:32:24Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-78701-
Aparece nas coleções:CIES-CLN - Capítulos de livros nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
bookPart_78701.pdf4,61 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.