Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/26346
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mateus, S. | - |
dc.contributor.editor | Ricardo Paes Mamede | - |
dc.contributor.editor | Pedro Adão e Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-26T08:35:40Z | - |
dc.date.available | 2022-10-26T08:35:40Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | Mateus, S. (2020). Educação. EM Ricardo Paes Mamede, Pedro Adão e Silva (Eds.). O estado da nação 2020: valorizar as políticas públicas (pp.18-23). IPPS -Iscte - Instituto para as políticas Públicas e Sociais. http://hdl.handle.net/10071/26346 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-8990-02-0 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/26346 | - |
dc.description.abstract | A experiência escolar da maioria dos decisores, dirigentes escolares e docentes em exercício neste momento em Portugal obedeceu a imperativos de homogeneização. A mesma aula, ensinada com o mesmo método, a começar à mesma hora, numa sala organizada da mesma forma, para estudantes considerados iguais. Estamos, em 2020, longe deste cenário. Mas quão longe? As abordagens pedagógicas tradicionais, do currículo enciclopedista, que enfatizam a memorização, onde a aprendizagem é um exercício passivo, ainda são predominantes e têm mostrado bem os seus limites. A política de autonomia e flexibilidade curricular dos ensinos básico e secundário, lançada pelo XXI Governo Constitucional, em regime de experiência pedagógica no ano letivo de 2017/2018 e, mais tarde, em 2018 e 2019, generalizada através de decreto-lei e portaria específica , é uma constelação de medidas que conferem maior flexibilidade e territorialização nos processos de ensino-aprendizagem. Vem abrir espaço a pressupostos e práticas diferentes e a uma rotura com o “mito da homogeneidade” dos estilos e ritmos de aprendizagem dos estudantes, tendo por base a colaboração. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | IPPS -Iscte - Instituto para as políticas Públicas e Sociais | - |
dc.relation.ispartof | O estado da nação 2020: valorizar as políticas públicas | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Educação | por |
dc.title | Educação | por |
dc.type | bookPart | - |
dc.event.location | Lisboa | por |
dc.pagination | 18 - 23 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.date.updated | 2022-10-26T09:32:24Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-78701 | - |
Aparece nas coleções: | CIES-CLN - Capítulos de livros nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
bookPart_78701.pdf | 4,61 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.