Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/2630
Author(s): Azevedo, Catarina Melo e
Advisor: Garrido, Margarida
Date: 2010
Title: A ancoragem afectivo-espacial da memória: uma questão de movimento
Reference: AZEVEDO, Catarina Melo e - A ancoragem afectivo-espacial da memória: uma questão de movimento [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2010. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/2630>.
Keywords: Cognição situada
Corporalização
Memória
Valência
Posição espacial
Movimento
Situated cognition
Embodiment
Memory
Valence
Spatial position
Movement
Abstract: Com base na abordagem situada da cognição, o presente trabalho indagou os efeitos da compatibilidade entre valência/posição espacial, e a influência do movimento no desempenho mnésico. Os participantes leram uma lista de palavras e colocaram-nas em posições espaciais verticais compatíveis e incompatíveis com a sua valência. O movimento foi manipulado em três condições: sem movimento, movimento moderado e amplo. Apesar de não terem sido verificados efeitos isolados da magnitude do movimento na memória, os resultados indicam que a compatibilidade valência/posição espacial das palavras leva a níveis superiores de recordação quando a magnitude do movimento é moderada. Os resultados são discutidos à luz das abordagens situadas da cognição e após identificadas algumas limitações do estudo são avançadas sugestões para estudos futuros.
Based on the situated cognition approach, this work investigated the effects of valence/spacial position compatibility and the influence of movement on memory performance. Participants read a list of valenced words and put them in compatible and incompatible vertical spatial positions. Movement was manipulated in three conditions: no movement, moderate movement and wide movement. Although the predicted isolated effects of movement magnitude in memory performance were not verified, results indicate that the compatibility between words valence and their spatial position leads to higher levels of recall when the movement magnitude is moderate. The results were discussed in light of the situated cognition approach and, after identifying some limitations of the study, suggestions were given for further studies.
Degree: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE CATARINA M. AZEVEDO.pdf1,88 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.