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http://hdl.handle.net/10071/2630
Autoria: | Azevedo, Catarina Melo e |
Orientação: | Garrido, Margarida |
Data: | 2010 |
Título próprio: | A ancoragem afectivo-espacial da memória: uma questão de movimento |
Referência bibliográfica: | AZEVEDO, Catarina Melo e - A ancoragem afectivo-espacial da memória: uma questão de movimento [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2010. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/2630>. |
Palavras-chave: | Cognição situada Corporalização Memória Valência Posição espacial Movimento Situated cognition Embodiment Memory Valence Spatial position Movement |
Resumo: | Com base na abordagem situada da cognição, o presente trabalho indagou os efeitos da
compatibilidade entre valência/posição espacial, e a influência do movimento no desempenho
mnésico. Os participantes leram uma lista de palavras e colocaram-nas em posições espaciais
verticais compatíveis e incompatíveis com a sua valência. O movimento foi manipulado em
três condições: sem movimento, movimento moderado e amplo. Apesar de não terem sido
verificados efeitos isolados da magnitude do movimento na memória, os resultados indicam
que a compatibilidade valência/posição espacial das palavras leva a níveis superiores de
recordação quando a magnitude do movimento é moderada. Os resultados são discutidos à luz
das abordagens situadas da cognição e após identificadas algumas limitações do estudo são
avançadas sugestões para estudos futuros. Based on the situated cognition approach, this work investigated the effects of valence/spacial position compatibility and the influence of movement on memory performance. Participants read a list of valenced words and put them in compatible and incompatible vertical spatial positions. Movement was manipulated in three conditions: no movement, moderate movement and wide movement. Although the predicted isolated effects of movement magnitude in memory performance were not verified, results indicate that the compatibility between words valence and their spatial position leads to higher levels of recall when the movement magnitude is moderate. The results were discussed in light of the situated cognition approach and, after identifying some limitations of the study, suggestions were given for further studies. |
Designação do grau: | Mestrado em Psicologia Social e das Organizações |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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