Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/26235
Autoria: | Farinha, Inês Moreira |
Orientação: | Ferreira, Fernando Alberto Freitas |
Data: | 28-Set-2022 |
Título próprio: | Estratégias digitais e fontes não-convencionais de inovação: Análise de relações causais com recurso a Interpretive Structural Modeling (ISM) |
Referência bibliográfica: | Farinha, I. M. (2022). Estratégias digitais e fontes não-convencionais de inovação: Análise de relações causais com recurso a Interpretive Structural Modeling (ISM) [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26235 |
Palavras-chave: | Digitalização -- Scanning Fontes não-convencionais de inovação Interpretive Structural Modeling (ISM) Mapeamento cognitivo PME Pequenas e Médias Empresas -- SME Small and Medium Enterprises Cognitive mapping Non-conventional sources of innovation |
Resumo: | A digitalização parece ter acelerado nos últimos anos e muitas empresas viram o seu
modelo de negócio alterado para sempre. Nesse sentido, parece crítica a adaptação
das pequenas e médias empresas (PMEs) a novos modelos de negócio para que
possam prosperar, mantendo ou criando vantagens competitivas sustentáveis. As
especificidades das PMEs podem representar um obstáculo a este processo. No entanto,
poderão ser as suas maiores aliadas ao permitir uma adaptação fácil e rápida. Para auxiliar as
PMEs no que poderá representar o seu maior desafio, esta dissertação tem como objetivo a
conceção de um modelo de avaliação que interligue estratégias digitais e fontes nãoconvencionais
de inovação, capazes de promover a inovação sustentável das PMEs. Por forma
a alcançar este objetivo, o presente estudo assenta numa lógica construtivista e na combinação
de técnicas de mapeamento cognitivo com o método Interpretive Structural Modeling (ISM).
Tal combinação permitirá o levantamento e a avaliação de variáveis-chave que potenciam o
sucesso de um processo de inovação, bem como a identificação das respetivas relações causaefeito.
Para o efeito, foi selecionado um painel de especialistas nas temáticas em estudo, cuja
experiência profissional e conhecimento se revelaram mais-valias por permitir incorporar
componentes objetivas e subjetivas no processo de decisão. Os resultados obtidos e a potencial
aplicação prática do sistema desenvolvido foram validados numa sessão de consolidação com
um especialista da Agência Nacional de Inovação (ANI), tendo sido identificados alguns
contributos teórico-práticos, bem como as limitações do uso destas metodologias. Digitalization seems to have speeded up in recent years and many companies have seen their business models changed forever. In this sense, it seems critical for small and medium enterprises (SMEs) to adapt their business models, allowing them to thrive, maintain and/or create sustainable competitive advantages. The specificities of SMEs may represent an obstacle in this adaptation process. However, these obstacles may be their greatest allies by allowing an easy and quick adaptation. This dissertation sought to develop an analysis system that interconnects digital strategies and non-conventional sources of innovation, capable of promoting sustainable innovation in SMEs. To achieve this goal, this study is based on a constructivist logic and combines cognitive mapping and Interpretive Structural Modeling (ISM) to identify and analyze key variables and respective cause-and-effect relationships that enhance innovation-process success. A panel of field experts was created. By incorporating objective and subjective elements, the participants’ professional experience and knowledge proved to be an added value to the decision-making process. The results obtained and the system’s potential practical application were validated in a consolidation session with an expert from the Agência Nacional de Inovação (ANI). Theoretical and practical contributions, as well as the limitations of using these methodologies are also discussed. |
Designação do Departamento: | Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_ines_moreira_farinha.pdf Restricted Access | 5 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir Request a copy |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.