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dc.contributor.advisorFerreira, Fernando Alberto Freitas-
dc.contributor.authorFarinha, Inês Moreira-
dc.date.accessioned2022-10-10T14:28:06Z-
dc.date.issued2022-09-28-
dc.date.submitted2022-08-
dc.identifier.citationFarinha, I. M. (2022). Estratégias digitais e fontes não-convencionais de inovação: Análise de relações causais com recurso a Interpretive Structural Modeling (ISM) [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26235por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/26235-
dc.description.abstractA digitalização parece ter acelerado nos últimos anos e muitas empresas viram o seu modelo de negócio alterado para sempre. Nesse sentido, parece crítica a adaptação das pequenas e médias empresas (PMEs) a novos modelos de negócio para que possam prosperar, mantendo ou criando vantagens competitivas sustentáveis. As especificidades das PMEs podem representar um obstáculo a este processo. No entanto, poderão ser as suas maiores aliadas ao permitir uma adaptação fácil e rápida. Para auxiliar as PMEs no que poderá representar o seu maior desafio, esta dissertação tem como objetivo a conceção de um modelo de avaliação que interligue estratégias digitais e fontes nãoconvencionais de inovação, capazes de promover a inovação sustentável das PMEs. Por forma a alcançar este objetivo, o presente estudo assenta numa lógica construtivista e na combinação de técnicas de mapeamento cognitivo com o método Interpretive Structural Modeling (ISM). Tal combinação permitirá o levantamento e a avaliação de variáveis-chave que potenciam o sucesso de um processo de inovação, bem como a identificação das respetivas relações causaefeito. Para o efeito, foi selecionado um painel de especialistas nas temáticas em estudo, cuja experiência profissional e conhecimento se revelaram mais-valias por permitir incorporar componentes objetivas e subjetivas no processo de decisão. Os resultados obtidos e a potencial aplicação prática do sistema desenvolvido foram validados numa sessão de consolidação com um especialista da Agência Nacional de Inovação (ANI), tendo sido identificados alguns contributos teórico-práticos, bem como as limitações do uso destas metodologias.por
dc.description.abstractDigitalization seems to have speeded up in recent years and many companies have seen their business models changed forever. In this sense, it seems critical for small and medium enterprises (SMEs) to adapt their business models, allowing them to thrive, maintain and/or create sustainable competitive advantages. The specificities of SMEs may represent an obstacle in this adaptation process. However, these obstacles may be their greatest allies by allowing an easy and quick adaptation. This dissertation sought to develop an analysis system that interconnects digital strategies and non-conventional sources of innovation, capable of promoting sustainable innovation in SMEs. To achieve this goal, this study is based on a constructivist logic and combines cognitive mapping and Interpretive Structural Modeling (ISM) to identify and analyze key variables and respective cause-and-effect relationships that enhance innovation-process success. A panel of field experts was created. By incorporating objective and subjective elements, the participants’ professional experience and knowledge proved to be an added value to the decision-making process. The results obtained and the system’s potential practical application were validated in a consolidation session with an expert from the Agência Nacional de Inovação (ANI). Theoretical and practical contributions, as well as the limitations of using these methodologies are also discussed.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectDigitalização -- Scanningpor
dc.subjectFontes não-convencionais de inovaçãopor
dc.subjectInterpretive Structural Modeling (ISM)por
dc.subjectMapeamento cognitivopor
dc.subjectPME Pequenas e Médias Empresas -- SME Small and Medium Enterprisespor
dc.subjectCognitive mappingpor
dc.subjectNon-conventional sources of innovationpor
dc.titleEstratégias digitais e fontes não-convencionais de inovação: Análise de relações causais com recurso a Interpretive Structural Modeling (ISM)por
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203071956por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopor
dc.date.embargo2025-09-27-
dc.subject.jelM10por
dc.subject.jelO30por
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
dc.subject.jel1O Economic development, innovation, technological change, and growthpor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
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