Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26220
Autoria: Teixeira, Ricardo Jorge Santos
Orientação: Pereira, Leandro Ferreira
Data: 20-Jun-2022
Título próprio: Competitividade empresarial Portuguesa
Referência bibliográfica: Teixeira, R. J. S. (2022). Competitividade empresarial Portuguesa [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26220
Palavras-chave: Competitividade empresarial
Competitividade económica
Competitividade portuguesa
Business competitiveness
Economic competitiveness
Portuguese competitiveness
Resumo: O estudo da competitividade empresarial portuguesa surge com a necessidade de combater a carência de informação científica e de estudos que abordem a temática da competitividade em Portugal, que por sua vez, tragam mais-valias a par de eventuais recomendações destinadas a melhorar a competitividade de Portugal e das suas empresas. Assim sendo, a metodologia visa responder às questões de investigação, através da utilização de um conjunto de sessenta e sete entrevistas já efetuadas, a empresários, altas figuras públicas e pessoas de renome a nível nacional, deste modo a análise qualitativa dos dados secundários, permitiu retirar diversas indicações e ilações no sentido de responder às questões em estudo. Posto isto, foram alcançadas algumas descobertas cruciais. Nesta perspetiva, o futuro competitivo de Portugal depende de todos os portugueses e estrangeiros que apostam em Portugal, na medida em que são estes que têm a audácia de arriscar e investir na criação e construção das demais empresas capazes de elevar a competitividade empresarial portuguesa.
The study of Portuguese business competitiveness arises from the need to combat the lack of scientific information and studies that address the issue of competitiveness in Portugal, which bring added value along with possible recommendations aimed at improving competitiveness of Portugal and its companies. Therefore, the methodology aims to answer the research questions, using a set of sixty-seven interviews already carried out, with entrepreneurs, high public figures, and people of national renown, in this way the qualitative analysis of the secondary data, allowed to extract several indications and conclusions to answer the questions under study. That said, some crucial discoveries have been made. In this perspective, Portugal's competitive future depends on all portuguese and foreigners who bet on Portugal, insofar as they are the ones who have the audacity to take risks and invest in the creation and construction of other companies capable of raising portuguese business competitiveness.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_ricardo_santos_teixeira.pdf
  Restricted Access
3,42 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.