Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/26219
Author(s): Santos, Carlos Miguel Andrade dos
Advisor: Almeida, Filomena Maria Nogueira da Silva de
Date: 13-Sep-2022
Title: Respostas dos gestores escolares à COVID-19: Dos papéis dos gestores ao ensino não presencial
Reference: Santos, C. M. A. dos. (2022). Respostas dos gestores escolares à COVID-19: Dos papéis dos gestores ao ensino não presencial [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26219
Keywords: Gestores escolares
Suspensão das atividades letivas presenciais
Teoria dos papéis de Mintzberg
Ensino a distância
e-Learning
Ensino remoto de emergência
School managers
Suspension of face-to-face teaching activities
Mintzberg's managerial roles
Distance learning
Emergency remote teaching
Abstract: O presente estudo versa sobre os períodos de suspensão das atividades letivas presenciais em Portugal, decorrentes da entrada em vigor do Decreto-Lei 10-A/2020, de 13 de março e do Decreto 3-D/2021, de 29 de janeiro, impostos pela progressão da pandemia COVID-19. Vendo-se as escolas obrigadas a cumprir a sua missão educativa em situações excecionais, importa perceber que papéis os gestores escolares predominantemente mobilizaram nas respostas dadas, assim como descortinar que modalidade de ensino não presencial foi concretizada. Isto, procurando averiguar se existe alguma relação entre ambos os domínios. Deste modo: é mobilizada a Teoria dos Papéis dos Gestores de Mintzberg, explicando em que consiste cada papel preconizado, como podem ser agrupados e que tipos de gestão se encontram previstos pelo referido autor; procede-se à definição e distinção de três modalidades comummente empregues de forma difusa e com alguma confusão nos termos – Ensino à Distância, e-Learning e Ensino Remoto de Emergência. Recaindo sobre duas unidades orgânicas escolares do município de Sintra, procedeu-se à análise de conteúdo dos respetivos portais na Internet, assim como aos documentos publicados nos mesmos durante os intervalos temporais acima referidos, com particular atenção sobre o Plano de Ensino à Distância. O estudo conclui a predominância de um tipo particular de gestão e de uma das modalidades de ensino não presencial elencadas.
The present study deals with the period of school’s closure in Portugal, resulting from the publication of the Order in Council 10-A/2020, of March 13th and the Decree 3-D/2021, of January 29th, imposed by the progression of the COVID-19 pandemic. Considering that the schools were obliged to continue their educational mission in exceptional circumstances, it is important to realize what school managers’ managerial roles were predominant while answering the problem, as well as to understand what non-face-to-face educational model was followed. It is also important to figure out if there is any relationship between both domains. Thus: Mintzberg’s managerial role theory is mobilized, by explaining each preconized role, how they can be grouped and what managerial job types are conceived by that author; it is defined and distinguished three non-face-to-face educational models commonly used in a diffuse manner and with some confusion in terms – Distance Learning, e-Learning and Emergency Remote Teaching. Leaning over two school units of Sintra’s municipality, the content of the respective portals on the Internet was analyzed, as well as the documents published in them during the periods mentioned above, with particular attention on the Distance Learning Plan. The study concludes the predominance of a particular managerial job type and one of the teaching models listed.
Department: Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Degree: Mestrado em Administração Escolar
Peerreviewed: yes
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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