Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/2615
Author(s): Senha, João Manuel Ribeiro Isaac
Advisor: Neves, José Soares
Date: 12-Apr-2011
Title: Equipamentos Culturais: que relação com os públicos? Um estudo de caso aplicado ao Castelo de São Jorge e ao Museu do Fado
Reference: SENHA, João Manuel Ribeiro Isaac - Equipamentos Culturais: que relação com os públicos? Um estudo de caso aplicado ao Castelo de São Jorge e ao Museu do Fado [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2010. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/2615>.
Keywords: património
cultura
museologia
programação
comunicação
públicos
heritage
culture
museology
programming
communication
Audiences
Abstract: Mais do que espaços de conhecimento que permitem alargar o saber daqueles que os visitam, alguns equipamentos culturais, através da sua importância simbólica, ou da posição de destaque assumida na área envolvente, ajudam ao esbatimento de desníveis de desenvolvimento local e regional. Focando-se na valorização do património cultural e nas formas de interacção entre equipamentos culturais e aqueles que os visitam, procura-se com a apresentação desta investigação uma resposta quanto às formas de gestão destes espaços tendo em conta as suas estratégias de programação e comunicação para os seus públicos. Assumida a escolha numa análise de cariz intensivo, procura este trabalho fazer um retrato de dois distintos equipamentos patrimoniais na cidade de Lisboa: o Castelo de S. Jorge, enquanto grande patrimonial imóvel com capacidade de atracção de cerca de um milhão de visitantes por ano, ficando por outro lado reservado ao Museu do Fado, o papel de equipamento cultural de menor dimensão, com uma oferta sobretudo imaterial e simbólica mas centrado num tema ícone da cultura da cidade e a ela intimamente ligado. Apoiado inicialmente numa análise de dados e documental, passando posteriormente ao suporte da entrevista às suas gestoras, procura-se dar resposta à forma como as questões de programação e comunicação para o exterior são articuladas em relação aos seus visitantes em dois espaços tão distintos, criando-se espaço para comparação e discussão de formas de actuação em contextos diferenciados.
More than spaces for knowledge who expand the horizons of those who visit them, some cultural equipments, through their symbolic importance, or its position within the surrounding area, are without doubts, capable of blurring differences of development at the local and regional levels. Focusing in the promotion of cultural heritage, and forms of interaction between cultural facilities and those who visit them, the aim of this work is to research how these spaces are managed in relation to their strategies of programming, communication and knowledge of the audiences. Opting for an intensive analysis, the investigation aims to make the picture of two important, but distinct, heritage spaces in the city of Lisbon: the St. George’s Castle, as a large patrimonial space, capable of attracting around one million visitors a year, and the Fado Museu as smaller cultural facility, offering mainly intangible and symbolic forms of patrimony, focusing on a iconic theme of the city and to whom is closely related. Supported initially on an analysis of data and documents, later using face to face interviews with the managers, some responses to how the areas of programming and communication, articulated in relation to its visitors in two distinct cultural places will be searched, creating space for comparison and discussion of courses of action in different contexts.
Degree: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Equipamentos Culturais. João Senha.pdf4,12 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.