Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/2602
Autoria: Carmo, Beatriz de Assis Brasil
Orientação: Menezes, Rui
Mendes, Diana
Data: 2009
Título próprio: A percepção da qualidade no ensino superior na composição do índice de desenvolvimento humano: uma nova abordagem
Referência bibliográfica: CARMO, Beatriz de Assis Brasil - A percepção da qualidade no ensino superior na composição do índice de desenvolvimento humano: uma nova abordagem [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/2602>.
Palavras-chave: Percepção
Índice
Lógica Fuzzy
Qualidade
Perception
Index
Fuzzy Logic
Quality
Resumo: O propósito deste trabalho é baseado em um estudo sobre a percepção da qualidade do ensino superior no Brasil com a finalidade de determinar uma percepção final na composição do Índice de Desenvolvimento Humano – IDH, no subíndice Educação. Foram analisados questionários preenchidos pelo corpo docente e discente do curso de administração da Faculdade Atual, localizada na cidade de Boa Vista no Estado de Roraima. As variáveis escolhidas foram analisadas por especialistas que definiram as 150 regras e posteriormente foram combinadas com os dados provenientes dos questionários. Com o uso combinado da lógica fuzzy pôde-se chegar ao cálculo da percepção final relativa à Faculdade. Foram destacadas algumas variáveis como a didática, a infra-estrutura e o contexto do curso. A escolha da ferramenta fuzzy propiciou um caráter inovador e criativo no âmbito de um cenário importante que é o de ensino.
The purpose of this work is based on a study on the perception of the quality of higher education in Brazil with the aim of establishing a perception in the final composition of the Human Development Index - IDH, particulary the sub index Education, where we analyzed questionnaires filled out by the faculty and undergraduates of the course of Administration of the Faculdade Atual, located in the city of Boa Vista in the State of Roraima. The selected variables were analyzed by specialists who set the 150 rules and then combined then with data from the questionnaires. With the combined use of fuzzy logic we were able to reach the final calculation of perception on the university. We highlighted some variables such as didactic, infrastructure and context of the course. The choice of tools from fuzzy logic provided an innovative and creative character under a scenario that is important to education.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese_Beatriz_Brasil_28092008 Final.pdf
  Restricted Access
798,09 kBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.