Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/2602
Full metadata record
acessibilidade
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMenezes, Rui-
dc.contributor.advisorMendes, Diana-
dc.contributor.authorCarmo, Beatriz de Assis Brasil-
dc.date.accessioned2011-04-06T16:33:01Z-
dc.date.available2011-04-06T16:33:01Z-
dc.date.issued2009-
dc.date.submitted2008-09por
dc.identifier.citationCARMO, Beatriz de Assis Brasil - A percepção da qualidade no ensino superior na composição do índice de desenvolvimento humano: uma nova abordagem [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/2602>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/2602-
dc.description.abstractO propósito deste trabalho é baseado em um estudo sobre a percepção da qualidade do ensino superior no Brasil com a finalidade de determinar uma percepção final na composição do Índice de Desenvolvimento Humano – IDH, no subíndice Educação. Foram analisados questionários preenchidos pelo corpo docente e discente do curso de administração da Faculdade Atual, localizada na cidade de Boa Vista no Estado de Roraima. As variáveis escolhidas foram analisadas por especialistas que definiram as 150 regras e posteriormente foram combinadas com os dados provenientes dos questionários. Com o uso combinado da lógica fuzzy pôde-se chegar ao cálculo da percepção final relativa à Faculdade. Foram destacadas algumas variáveis como a didática, a infra-estrutura e o contexto do curso. A escolha da ferramenta fuzzy propiciou um caráter inovador e criativo no âmbito de um cenário importante que é o de ensino.por
dc.description.abstractThe purpose of this work is based on a study on the perception of the quality of higher education in Brazil with the aim of establishing a perception in the final composition of the Human Development Index - IDH, particulary the sub index Education, where we analyzed questionnaires filled out by the faculty and undergraduates of the course of Administration of the Faculdade Atual, located in the city of Boa Vista in the State of Roraima. The selected variables were analyzed by specialists who set the 150 rules and then combined then with data from the questionnaires. With the combined use of fuzzy logic we were able to reach the final calculation of perception on the university. We highlighted some variables such as didactic, infrastructure and context of the course. The choice of tools from fuzzy logic provided an innovative and creative character under a scenario that is important to education.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectPercepçãopor
dc.subjectÍndicepor
dc.subjectLógica Fuzzypor
dc.subjectQualidadepor
dc.subjectPerceptionpor
dc.subjectIndexpor
dc.subjectFuzzy Logicpor
dc.subjectQualitypor
dc.titleA percepção da qualidade no ensino superior na composição do índice de desenvolvimento humano: uma nova abordagempor
dc.typemasterThesispt-PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Empresas-
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Tese_Beatriz_Brasil_28092008 Final.pdf798.09 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.