Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/25889
Author(s): Gonzalez, Sara Calado
Dias, Ricardo Cunha
Seixas, Paulo Castro
Date: 2022
Title: As crianças no planeamento urbano participativo: Perceções institucionais a partir dos municípios de Almada e Sintra
Journal title: CIDADES, Comunidades e Territórios
Number: 44
Pages: 180–195
Reference: Gonzalez, S. C., Dias, R. C., & Seixas, P. C. (2022). As crianças no planeamento urbano participativo: Perceções institucionais a partir dos municípios de Almada e Sintra. CIDADES, Comunidades e Territórios, (44), 180–195. https://doi.org/10.15847/cct.24339
ISSN: 2182-3030
DOI (Digital Object Identifier): https://doi.org/10.15847/cct.24339
Keywords: Planeamento urbano participativo
Crianças
Perceções institucionais
Abstract: Este texto analisou as perceções institucionais sobre a participação das crianças no planeamento urbano municipal. Metodologicamente, a pesquisa adotou uma estratégia qualitativa através da realização de 7 entrevistas com atores políticos e técnicos dos Municípios de Almada e Sintra ligados ao planeamento urbano, as quais foram depois alvo de uma análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que os atores municipais ainda percecionam muito as crianças num paradigma de dependência, em que o brincar e o cuidar são os principais direitos à cidade reconhecidos, não havendo, por via de uma participação efetiva no planeamento urbano, uma articulação com direitos cívicos e políticos. Assim, ao mesmo tempo que a importância de incluir a participação das crianças no planeamento urbano faz já parte do discurso institucional, a partilha de poder e responsabilidade nas decisões não é ainda visível nos projetos existentes, evidenciando uma problemática entre o paradigmático (a criança como um sujeito de direitos) e o pragmático (a criança como instrumento geralmente de performance política ou no máximo de consulta e informação).
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:DINÂMIA'CET-RI - Artigos em revistas internacionais com arbitragem científica

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