Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/25889
Autoria: Gonzalez, Sara Calado
Dias, Ricardo Cunha
Seixas, Paulo Castro
Data: 2022
Título próprio: As crianças no planeamento urbano participativo: Perceções institucionais a partir dos municípios de Almada e Sintra
Título da revista: CIDADES, Comunidades e Territórios
Número: 44
Paginação: 180–195
Referência bibliográfica: Gonzalez, S. C., Dias, R. C., & Seixas, P. C. (2022). As crianças no planeamento urbano participativo: Perceções institucionais a partir dos municípios de Almada e Sintra. CIDADES, Comunidades e Territórios, (44), 180–195. https://doi.org/10.15847/cct.24339
ISSN: 2182-3030
DOI (Digital Object Identifier): https://doi.org/10.15847/cct.24339
Palavras-chave: Planeamento urbano participativo
Crianças
Perceções institucionais
Resumo: Este texto analisou as perceções institucionais sobre a participação das crianças no planeamento urbano municipal. Metodologicamente, a pesquisa adotou uma estratégia qualitativa através da realização de 7 entrevistas com atores políticos e técnicos dos Municípios de Almada e Sintra ligados ao planeamento urbano, as quais foram depois alvo de uma análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que os atores municipais ainda percecionam muito as crianças num paradigma de dependência, em que o brincar e o cuidar são os principais direitos à cidade reconhecidos, não havendo, por via de uma participação efetiva no planeamento urbano, uma articulação com direitos cívicos e políticos. Assim, ao mesmo tempo que a importância de incluir a participação das crianças no planeamento urbano faz já parte do discurso institucional, a partilha de poder e responsabilidade nas decisões não é ainda visível nos projetos existentes, evidenciando uma problemática entre o paradigmático (a criança como um sujeito de direitos) e o pragmático (a criança como instrumento geralmente de performance política ou no máximo de consulta e informação).
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DINÂMIA'CET-RI - Artigos em revistas internacionais com arbitragem científica

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