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dc.contributor.authorSilva, L. M.-
dc.date.accessioned2022-07-18T11:32:54Z-
dc.date.available2022-07-18T11:32:54Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSilva, L. M. (2013).O ensino da arquitectura e o envolvimento dos alunos: generalidades e caso de estudo. Atas do I Congresso Internacional Envolvimento dos alunos na escola: perspetivas da psicologia e educação. Instituto de Educação Universidade de Lisboa. http://hdl.handle.net/10071/25882-
dc.identifier.isbn978-989-98314-7-6-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/25882-
dc.description.abstractEnquadramento Conceptual: A disciplina da arquitectura, tal como é entendida hoje, não se insere no campo das artes, das humanidades ou das ciências mas é transversal a todos eles. Pela mesma razão da sua natureza complexa e generalista, o debate sobre o ensino e a aprendizagem da arquitectura é recorrente no seio da classe – mas nem por isso extraído do seu enquadramento disciplinar e analisado como objecto de estudo per si. Objectivos: Este artigo procura ensaiar uma reflexão sobre a problemática do ensino da arquitectura na perspectiva da experiência humana da aprendizagem e do grau de envolvimento pessoal entre partes alargando assim o seu campo de análise à psicologia e à educação. Metodologia: Em primeiro lugar procede-se a uma exploração conceptual do tema do ensino da arquitectura adjuvada pelo Estado da Arte e os debates que este tem suscitado. Em segundo lugar – e de forma a ensaiar uma aplicação dos objectivos propostos – toma-se como caso de estudo uma das duas escolas de arquitectura portuguesas entre a crise académica de 68 e a liberalização do ensino, em 1986, passando pelo 25 de Abril, já que é neste período que a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (ESBAL) e sua homónima do Porto (ESBAP) são democratizadas e inseridas na Universidade (Universidade Técnica de Lisboa e Universidade do Porto, respectivamente) originando a possibilidade de reformulações pedagógicas de fundo. De igual modo, é neste período que as duas Escolas mais se antagonizam gerando diferenças que virão suscitar juízos controversos sobre a qualidade do ensino praticado sustentados pela polarização do desempenho da arquitectura portuguesa em muitos casos citada pela sua excepcionalidade. Conclusão: Este artigo permite-nos concluir que (1) em tempo de crise política os alunos de arquitectura do DAESBAL procuraram na Escola um lugar identitário e que (2) posteriormente, num momento de transição, o esmorecimento do seu envolvimento na Escola, ao nível curricular, se deve à falta de estímulo. Assim, a sua formação foi mais relevante noutras escolas do que na escola institucional.por
dc.language.isopor-
dc.publisherInstituto de Educação Universidade de Lisboa-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/PTDC%2FCPE-CED%2F114362%2F2009/PT-
dc.relation.ispartofAtas do I Congresso Internacional Envolvimento dos alunos na escola: perspetivas da psicologia e educação-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectPedagogia da arquitecturapor
dc.subjectEnsino da arquitecturapor
dc.subjectEnvolvimento dos alunospor
dc.subjectESBALpor
dc.subjectFAUPpor
dc.titleO ensino da arquitectura e o envolvimento dos alunos: generalidades e caso de estudopor
dc.title.alternativeStudent´s engagement in the teaching of architecture: An overview and a Portuguese case studyen
dc.typeconferenceObject-
dc.event.typeConferênciapt
dc.event.locationLisboapor
dc.event.date2014-
dc.peerreviewedyes-
dc.volume1-
dc.date.updated2025-01-13T16:16:18Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-59062-
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