Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/25882
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, L. M. | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-18T11:32:54Z | - |
dc.date.available | 2022-07-18T11:32:54Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | Silva, L. M. (2013).O ensino da arquitectura e o envolvimento dos alunos: generalidades e caso de estudo. Atas do I Congresso Internacional Envolvimento dos alunos na escola: perspetivas da psicologia e educação. Instituto de Educação Universidade de Lisboa. http://hdl.handle.net/10071/25882 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-98314-7-6 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/25882 | - |
dc.description.abstract | Enquadramento Conceptual: A disciplina da arquitectura, tal como é entendida hoje, não se insere no campo das artes, das humanidades ou das ciências mas é transversal a todos eles. Pela mesma razão da sua natureza complexa e generalista, o debate sobre o ensino e a aprendizagem da arquitectura é recorrente no seio da classe – mas nem por isso extraído do seu enquadramento disciplinar e analisado como objecto de estudo per si. Objectivos: Este artigo procura ensaiar uma reflexão sobre a problemática do ensino da arquitectura na perspectiva da experiência humana da aprendizagem e do grau de envolvimento pessoal entre partes alargando assim o seu campo de análise à psicologia e à educação. Metodologia: Em primeiro lugar procede-se a uma exploração conceptual do tema do ensino da arquitectura adjuvada pelo Estado da Arte e os debates que este tem suscitado. Em segundo lugar – e de forma a ensaiar uma aplicação dos objectivos propostos – toma-se como caso de estudo uma das duas escolas de arquitectura portuguesas entre a crise académica de 68 e a liberalização do ensino, em 1986, passando pelo 25 de Abril, já que é neste período que a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (ESBAL) e sua homónima do Porto (ESBAP) são democratizadas e inseridas na Universidade (Universidade Técnica de Lisboa e Universidade do Porto, respectivamente) originando a possibilidade de reformulações pedagógicas de fundo. De igual modo, é neste período que as duas Escolas mais se antagonizam gerando diferenças que virão suscitar juízos controversos sobre a qualidade do ensino praticado sustentados pela polarização do desempenho da arquitectura portuguesa em muitos casos citada pela sua excepcionalidade. Conclusão: Este artigo permite-nos concluir que (1) em tempo de crise política os alunos de arquitectura do DAESBAL procuraram na Escola um lugar identitário e que (2) posteriormente, num momento de transição, o esmorecimento do seu envolvimento na Escola, ao nível curricular, se deve à falta de estímulo. Assim, a sua formação foi mais relevante noutras escolas do que na escola institucional. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Instituto de Educação Universidade de Lisboa | - |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/PTDC%2FCPE-CED%2F114362%2F2009/PT | - |
dc.relation.ispartof | Atas do I Congresso Internacional Envolvimento dos alunos na escola: perspetivas da psicologia e educação | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Pedagogia da arquitectura | por |
dc.subject | Ensino da arquitectura | por |
dc.subject | Envolvimento dos alunos | por |
dc.subject | ESBAL | por |
dc.subject | FAUP | por |
dc.title | O ensino da arquitectura e o envolvimento dos alunos: generalidades e caso de estudo | por |
dc.title.alternative | Student´s engagement in the teaching of architecture: An overview and a Portuguese case study | en |
dc.type | conferenceObject | - |
dc.event.type | Conferência | pt |
dc.event.location | Lisboa | por |
dc.event.date | 2014 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.volume | 1 | - |
dc.date.updated | 2025-01-13T16:16:18Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-59062 | - |
Aparece nas coleções: | DINÂMIA'CET-CRI - Comunicações a conferências internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
conferenceobject_59062.pdf | 65,16 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.