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dc.contributor.authorDuarte, A. P.-
dc.contributor.authorNeves, J.-
dc.contributor.authorTeixeira, R.-
dc.contributor.editorMaria da Saudade-
dc.contributor.editorElsa Vaz-
dc.contributor.editorFátima Jorge-
dc.date.accessioned2022-07-15T11:49:30Z-
dc.date.available2022-07-15T11:49:30Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationDuarte, A. P., Neves, J., & Teixeira, R. (2014). Organizações mais responsáveis, trabalhadores mais satisfeitos: contributos da responsabilidade das organizações para a promoção da satisfação no trabalho. Em Maria da Saudade Baltazar, Elsa Vaz, Fátima Jorge (Eds.), Europa Cidadã: pessoas, empresas e instituições: Atas do III Congresso Internacional de Verão (pp.211 - 227). Universidade de Évora. http://hdl.handle.net/10071/25835-
dc.identifier.isbn978-989-8550-25-5-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/25835-
dc.description.abstractCom o presente estudo analisou-se o modo como a perceção do trabalhador acerca de diferentes dimensões de responsabilidade social da organização (RSO) está associada à sua satisfação no trabalho, explorando o papel mediador da justiça organizacional. Desta forma, alargou-se o estudo realizado por Tziner et al. (2011) que focaram a sua análise na intervenção da perceção de justiça organizacional na relação entre a perceção de RSO global e a satisfação no trabalho. Dada a multidimensionalidade do constructo, é importante avaliar a influência de diferentes dimensões de RSO sobre as atitudes e comportamentos dos trabalhadores (Duarte, 2011), área de estudo em que a investigação é ainda embrionária (Aguinis & Glavas, 2012). Foram inquiridos 148 trabalhadores de diferentes empresas através de um inquérito composto por questões relativas ao nível de envolvimento da organização em diferentes dimensões de RSO, à justiça organizacional e à satisfação no trabalho. Os resultados revelam que as três dimensões de RSO estudadas estão associadas positivamente à satisfação no trabalho. A realização de análises de regressão mostra que as três dimensões contribuem, todavia, de forma diferente para a explicação da satisfação dos inquiridos com a sua situação laboral. Esta é explicada significativamente pela perceção do envolvimento da organização em práticas dirigidas aos trabalhadores e a nível económico, mas não pela perceção de práticas que beneficiam a comunidade e o ambiente. A perceção de justiça medeia estas duas relações. Os resultados sugerem assim que o envolvimento das organizações em determinadas dimensões de RSO contribui para que sejam tidas como mais justas pelos seus trabalhadores, o que por sua vez contribui para a promoção de maiores níveis de satisfação no trabalho.por
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade de Évora-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/PEst-OE%2FEGE%2FUI0315%2F2014/PT-
dc.relation.ispartofEuropa Cidadã: pessoas, empresas e instituições: Atas do III Congresso Internacional de Verão-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectResponsabilidade social -- Social responsabilitypor
dc.subjectSatisfação no trabalho -- Job satisfactionpor
dc.subjectJustiça organizacionalpor
dc.subjectTrabalhadorespor
dc.titleOrganizações mais responsáveis, trabalhadores mais satisfeitos: contributos da responsabilidade das organizações para a promoção da satisfação no trabalhopor
dc.typeconferenceObject-
dc.event.titleEuropa Cidadã: pessoas, empresas e instituições-
dc.event.typeConferênciapt
dc.event.locationÉvorapor
dc.event.date2014-
dc.pagination211 - 227-
dc.peerreviewedyes-
dc.volume1-
dc.date.updated2022-06-30T12:18:32Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-21705-
Aparece nas coleções:BRU-CRN - Comunicações a conferências nacionais

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