Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/2583
Autoria: Carvalho, Eva Parashqevi Ndrio de
Orientação: Ribeiro, Teresa Tomé
Data: 5-Abr-2011
Título próprio: Educação para a sexualidade no primeiro ciclo do ensino básico
Referência bibliográfica: CARVALHO, Eva Parashqevi Ndrio de - Educação para a sexualidade no primeiro ciclo do ensino básico [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2010. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/2583>.
Palavras-chave: Sexualidade
Educação
Competências
Família
Escola
Sexuality
Education
Skills
Family
School
Resumo: As questões relacionadas com a educação para a sexualidade são hoje preocupações presentes na sociedade portuguesa e nas políticas públicas de educação e de saúde. A construção do conceito de sexualidade alargado e amplo, que abrange todas as suas dimensões, assim como a mobilização e colaboração de diferentes actores, torna-se uma tarefa indispensável no processo de ensino da sexualidade. Esta investigação revela que, apesar da sua importância, a educação para a sexualidade ainda não é abordada significativamente nos estabelecimentos de ensino estudados, e a falta da formação dos professores e encarregados de educação nesta área causa dificuldades na forma de lidar com esta temática. Foi aplicado um estudo qualitativo através da realização de entrevistas individuais semi-directivas com pais de crianças entre 6 e 10 anos de idade e professores que leccionam no primeiro ciclo do Ensino Basico utilizando o método de Análise de Conteúdo com recurso ao programa informático Atlas.ti. Este trabalho fornece inputs importantes no que diz respeito à concepção dos pais e professores acerca desta temática, numa fase em que este domínio curricular ainda não se encontra em plena implementação e pretende contribuir para o entendimento da educação para a sexualidade enquanto processo que ajuda e apoia as crianças e os jovens ao longo do seu desenvolvimento físico, emocional, cultural e moral, para que eles possam desenvolver o sentido de valor e dignidade da vida humana, que é a única garantia para evitar a discriminação com base em diferenças de género, sexo, idade ou raça.
Nowadays the issues related with the sexuality education are current concerns in the Portuguese society and in the education and health public policies. The construction of an expanded and complete sexuality concept that include all its dimensions, as well as the mobilization of different actors, becomes an indispensable task in the process of the sexuality teaching. This research reveals that, despite its importance, sexuality education is not significantly approached in the studied schools and the lack of teachers and parental training in this area causes difficulties in the way of dealing with this topic. A qualitative study was applied conducting individual semi-directive interviews with parents of children between 6 and 10 years old and teachers of the first cycle of Basic Education, using the method of Content Analysis with the computer program Atlas.ti. This study provides important inputs related to the parents and teachers conceptions about this subject, at a stage where this curriculum area is not yet fully implemented and intends to contribute to the understanding of sexuality education as a process that helps and supports children and young people during their physical, emotional, cultural and moral development, so they can develop their sense of worth and dignity of human life, which is the only assurance to prevent discrimination based on gender, age or race differences.
Designação do grau: Mestrado em Família e Sociedade
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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