Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/2582
Author(s): Patrício, Cátia Alexandra Soares
Advisor: Silva, Sílvia Costa Agostinho da
Date: 4-Apr-2011
Title: Crenças e práticas alimentares saudáveis: Estudo empírico junto de pré-adolescentes em contexto escolar
Reference: Patrício, C. A. S. (2009). Crenças e práticas alimentares saudáveis: Estudo empírico junto de pré-adolescentes em contexto escolar [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/2582
Keywords: Crenças individuais
Alimentação saudável
Teoria dos sistemas ecológicos do desenvolvimento humano
Modelo das crenças de saúde
Teoria do comportamento planeado
Individual beliefs
Healthy eating
Ecological systems theory of human development
Belief model health
Theory of planned behavior
Abstract: A presente pesquisa centrou-se no estudo dos conteúdos subjacentes às crenças individuais, aspecto que tem sido negligenciado pela literatura designadamente em português, relativamente à noção de «Alimentação Saudável», e com um peso menor a prática de exercício físico. Teve como objectivo principal analisar as crenças sobre alimentação saudável em pré-adolescentes estudantes e as normas subjectivas associadas em contexto escolar. Nesta análise procurou-se averiguar o papel das crenças nos comportamentos alimentares e a prática de exercício físico partindo das perspectivas dos jovens sobre as mesmas e tendo em atenção as normas subjectivas associadas ou a importância da envolvente. Os resultados do presente estudo foram analisados à luz da literatura considerada relevante - a Teoria dos Sistemas Ecológicos do Desenvolvimento Humano; o Modelo da Crença na Saúde e a Teoria do Comportamento Planeado – utilizando uma abordagem qualitativa e quantitativamente. Os resultados obtidos apontam para a existência de uma elevada satisfação relativamente à oferta alimentar que as suas escolas disponibilizam mas também a percepção de perigos, dificuldades e barreiras à alimentação saudável em contexto escolar e prática de exercício físico, dando importância à influência de pares e à forte influência parental.
This research focused on studying the content of the individual beliefs about 'Healthy Eating', something that has been neglected in the literature particularly in Portugal, and also covered physical exercise but with less emphasis. The main aim was to examine beliefs about healthy eating in pre-adolescent students and subjective norms related to school context. This analysis sought to investigate the role of beliefs in eating habits and physical activity, starting from the perspectives of adolescents and taking into account the subjective norms or importance of the environment. The results of this study were analyzed based on relevant literature - the Ecological Systems Theory of Human Development, the Model of the Health Belief and the Theory of Planned Behavior - using qualitative and quantitative methods. The results indicate the existence of a high satisfaction with the food offered by their schools but also the perception of risks, difficulties and barriers to healthy eating in schools and to physical activity, giving importance to the influence of peers and to the strong parental influence.
Department: Departamento de Sociologia
Degree: Mestrado em Sociologia e Planeamento
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat 
master_catia_soares_patricio.pdf
  Restricted Access
1,37 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.