Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/2582
Autoria: Patrício, Cátia Alexandra Soares
Orientação: Silva, Sílvia Costa Agostinho da
Data: 4-Abr-2011
Título próprio: Crenças e práticas alimentares saudáveis: estudo empírico junto de pré-adolescentes em contexto escolar
Referência bibliográfica: PATRÍCIO, Cátia Alexandra Soares - Crenças e práticas alimentares saudáveis: estudo empírico junto de pré-adolescentes em contexto escolar [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/2582>.
Palavras-chave: Crenças Individuais
Alimentação Saudável
Teoria dos Sistemas Ecológicos do Desenvolvimento Humano
Modelo das Crenças de Saúde
Teoria do Comportamento Planeado
Individual Beliefs
Healthy Eating
Ecological Systems Theory of Human Development
Belief Model Health
Theory of Planned Behavior
Resumo: A presente pesquisa centrou-se no estudo dos conteúdos subjacentes às crenças individuais, aspecto que tem sido negligenciado pela literatura designadamente em português, relativamente à noção de «Alimentação Saudável», e com um peso menor a prática de exercício físico. Teve como objectivo principal analisar as crenças sobre alimentação saudável em pré-adolescentes estudantes e as normas subjectivas associadas em contexto escolar. Nesta análise procurou-se averiguar o papel das crenças nos comportamentos alimentares e a prática de exercício físico partindo das perspectivas dos jovens sobre as mesmas e tendo em atenção as normas subjectivas associadas ou a importância da envolvente. Os resultados do presente estudo foram analisados à luz da literatura considerada relevante - a Teoria dos Sistemas Ecológicos do Desenvolvimento Humano; o Modelo da Crença na Saúde e a Teoria do Comportamento Planeado – utilizando uma abordagem qualitativa e quantitativamente. Os resultados obtidos apontam para a existência de uma elevada satisfação relativamente à oferta alimentar que as suas escolas disponibilizam mas também a percepção de perigos, dificuldades e barreiras à alimentação saudável em contexto escolar e prática de exercício físico, dando importância à influência de pares e à forte influência parental.
This research focused on studying the content of the individual beliefs about 'Healthy Eating', something that has been neglected in the literature particularly in Portugal, and also covered physical exercise but with less emphasis. The main aim was to examine beliefs about healthy eating in pre-adolescent students and subjective norms related to school context. This analysis sought to investigate the role of beliefs in eating habits and physical activity, starting from the perspectives of adolescents and taking into account the subjective norms or importance of the environment. The results of this study were analyzed based on relevant literature - the Ecological Systems Theory of Human Development, the Model of the Health Belief and the Theory of Planned Behavior - using qualitative and quantitative methods. The results indicate the existence of a high satisfaction with the food offered by their schools but also the perception of risks, difficulties and barriers to healthy eating in schools and to physical activity, giving importance to the influence of peers and to the strong parental influence.
Designação do grau: Mestrado em Sociologia e Planeamento
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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