Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/25762
Autoria: Qu Mingyu
Orientação: Ramalho, Nelson
Data: 30-Mai-2022
Título próprio: Building hospital attractiveness in China through reputation: The importance of non-material resources
Referência bibliográfica: Mingyu, Q. (2022). Building hospital attractiveness in China through reputation: The importance of non-material resources [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/25762
Palavras-chave: Hospital attractiveness
Hospital reputation
Instrumental employer image
Medical service quality
Atractividade hospitalar
Reputação hospitalar
Imagem instrumental do empregador
Qualidade do serviço médico
Resumo: With the increasing competition among organizations for talent, employer attractiveness has become one of the most important priorities to gain core competitive advantage, to which a good instrumental employer image is important. This is especially true for primary hospitals that are still in a disadvantageous position in attracting talent compared to large hospitals with good material resources. However, it is yet unknown to which extent these hospitals can compete through nonmaterial resources (i.e. medical service quality, hospital reputation). This study is designed to test a moderated mediation model that targets the interaction between instrumental employer image and medical service quality in explaining hospital reputation that will ultimately foster a higher employer attractiveness. This was empirically tested with a sample of 415 healthcare professionals to find an indirect effect of instrumental employer image on employer attractiveness via hospital reputation only when medical service quality was considered. Most importantly, there is a strong positive indirect effect when the medical service quality is high but the effect turns negative when the medical service quality is below average. Findings suggest smaller hospitals are able to compete for talent attraction by leveraging their perceived medical service quality.
Com a concorrência crescente entre organizações em busca de talentos, a atractividade do empregador tornou-se uma das prioridades mais importantes para ganhar vantagem competitiva, para a qual é importante uma boa imagem instrumental do empregador. Isto é especialmente verdade para os hospitais primários que ainda se encontram numa posição de desvantagem na atracção de talentos em comparação com os grandes hospitais com bons recursos materiais. Contudo, desconhece-se ainda em que medida estes hospitais podem competir através de recursos não materiais (ou seja, a qualidade de serviço médico, a reputação hospitalar). Este estudo foi concebido para testar um modelo de mediação moderada que visa a interacção entre a imagem instrumental do empregador e a qualidade do serviço médico na explicação da reputação do hospital que, em última instância, promoverá uma maior atractividade para o empregador. Este modelo foi testado empiricamente com uma amostra de 415 profissionais de saúde e evidenciou um efeito indirecto da imagem instrumental do empregador na sua atractividade através da reputação hospitalar apenas quando a qualidade do serviço médico era considerada. Mais importante, existe um forte efeito indirecto positivo quando a qualidade do serviço médico é elevada, mas o efeito torna-se negativo quando a qualidade do serviço médico está abaixo da média. Os resultados sugerem que os hospitais mais pequenos são capazes de competir pela atracção de talentos, alavancando na qualidade do serviço médico.
Designação do Departamento: Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_qu_mingyu.pdf
  Restricted Access
1,29 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.