Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/25759
Author(s): Oliveira, Carlos Manuel Simões de
Advisor: Portela, Sofia Lopes
Date: 7-Apr-2022
Title: A expansão dos pontos de venda de preservativos para as máquinas de tabaco
Reference: Oliveira, C. M. S. de. (2022). A expansão dos pontos de venda de preservativos para as máquinas de tabaco [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/25759
Keywords: Inovação
Distribuição
Durex
Innovation
Distribution
Abstract: O uso do preservativo é recomendado pelas organizações internacionais, OMS (Organização Mundial de Saúde) e nacionais, DGS (Direção Geral de Saúde), com o objetivo de evitar doenças sexualmente transmissíveis e gravidezes indesejadas. As sociedades atuais avançaram na forma como encaram as preferências sexuais da população e recomendam o seu uso a toda a população sexualmente ativa. No entanto os dados estatísticos de Portugal revelam que o uso de preservativo, não é encarado como um hábito pelas faixas etárias mais jovens da população, apesar das campanhas, que vemos em todas as redes sociais. O projeto que apresentamos abordou a marca DUREX, e após um estudo da posição da marca no mercado português de preservativos, investigou-se a hipótese de alargar a faixa de mercado da Durex em Portugal, através da introdução de um canal de distribuição inovador, que poderia ser as máquinas de distribuição de tabaco. Procedemos à realização de um estudo de mercado, junto da população jovem, que frequenta bares e discotecas em Lisboa, em Santos, e em resultado de 220 inquéritos , os resultados permitiram concluir, que continua a ser o género masculino, que toma a iniciativa da compra do preservativo, maioritariamente os maiores de 21 anos, e que estariam dispostos a pagar menos de 4 euros, por uma caixa de preservativos, adquirida através de uma máquina de tabaco. Concluímos pela viabilidade do novo canal de distribuição.
Condom use is recommended by international organizations, WHO (Health Organization) and National, DGS (Directorate General of Health), with the aim of preventing sexually transmitted diseases and unwanted pregnancies. Current societies share a new perception about population' sexual preferences and recommend its use to those sexually active . However, statistical data from Portugal reveal that regular condom use is not adopted by young people, despite the campaigns that we see all over social networks. The project we present addressed the DUREX brand and after a study of the brand's position in the Portuguese condom market, we investigated the possibility of expanding Durex's market share in the country, through the introduction of an innovative distribution channel, which could be the tobacco vending machines. We carried out a market study, addressed to the youngsters , going to bars and clubs in Lisbon, Santos, area and reached 220 surveys, through a questionnaire carried out between November and December 2021. The results allowed us to conclude that it is still the male gender, who take the initiative to buy condoms, mostly those over 21 years old, and who would be willing to pay less than 4 euros for a box of condoms, purchased through a tobacco machine. We concluded that the new distribution channel is financially acceptable.
Department: Marketing, Operações e Gestão Geral
Degree: Mestrado em Gestão Aplicada
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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