Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/2559
Autoria: Gradissimo, Dörte Steingräber
Orientação: Torres, Anália
Data: 31-Mar-2011
Título próprio: Novos riscos – novas competências
Referência bibliográfica: GRADISSIMO, Dörte Steingräber - Novos riscos – novas competências [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2008. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/2559>.
Palavras-chave: social skills
rules
family
post modernity
risks
competência social
postmodernidade
regras
família
riscos
Resumo: New risks –New competences The theme proposes himself as an affirmation: New risks requires New competences, in order to face them, to create a new balance, to make them less risky. Along the history of mankind, competence is constructed in order to become an adequate response to whatever it is the request. It requires wisdom and experience of people and systems that are implicated in the process of this construction . It is a question as well: Are New Competences constructed adequately do face the New Risks? With all the changing in Society, Family, Gender Relations, Environment, Knowledge, Procedures, Pleasure, Tastes and Consume - is the construction of new competences jeopardized ? Is it possible to create New Competences when Risks are developing faster than the capacity of understanding what is needed to cope, what kind of new competences are required? The Family is regarded as the main incubator of social competence, but Family itself is in a profound changing process. What if the competence of transmitting competence is implicated as well? This project pretends to enlighten, how family care is conceived in the beginning of this century, and what kind of social skills young people are developing. This research is based on the inquire of 375 pupils in four different Schools in the District of Évora
O tema apresenta-se sob forma de afirmação: Novos Riscos requerem Novas Competências: para lhes fazer frente, para criar novos equilíbrios, para os tornar menos “arriscados”. O percurso da humanidade é o da aquisição de Novas Competências, desenhadas para constituir respostas adequadas às demandas individuais, do colectivo ou do meio ambiente. Requer sabedoria e experiência de quem está envolvido no processo de as construir, sejam pessoas ou sistemas, mais simples ou mais complexas. E então, o tema torna-se uma interrogação: As Novas Competências estão a ser construídas de forma adequada, para fazer face aos Novos Riscos? Com as mudanças vertiginosas na Sociedade, na Família, nas relações do género, no meio ambiente, nas formas de fazer e sentir, do prazer e do consumo – estará a própria construção de Novas Competências em Risco? Será possível construir Novas Competências, quando os riscos estão a mudar mais rapidamente do que a capacidade de identificar o que é necessário para os enfrentar? A família, através as suas formas de CUIDAR privilegiada como “incubadora” de competências, está, ela própria, em fase de profundas e aceleradas mudanças. E se a própria competência de transmitir competência está em Risco? O presente projecto procura dar algumas respostas a estas questões, em relação à forma como famílias cuidam, e que Competências Sociais adolescentes e jovens adultos estão a desenvolver, aplicando um inquérito à 375 alunos que frequentam quatro Escolas no Distrito de Évora.
Designação do grau: Mestrado em Família e Sociedade
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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