Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/25303
Autoria: Lopes, Mónica
Data: Mai-2022
Título próprio: Perfis de avaliação nas organizações do terceiro setor: Implicações diferenciadas na aprendizagem organizacional
Número: 99
Paginação: 115-141
Referência bibliográfica: Lopes, M. (2022). Perfis de avaliação nas organizações do terceiro setor: Implicações diferenciadas na aprendizagem organizacional. Sociologia, Problemas e Práticas, (99), 115-141. http://hdl.handle.net/10071/25303
ISSN: 0873-6529
Palavras-chave: Organizações do terceiro setor
Avaliação -- Evaluation
Accountability -- Prestação de contas
Aprendizagem organizacional -- Organizational learning
Third sector organizations
Organisations du tiers secteur
Évaluation
Responsabilité
Apprentissage organisationnel
Organizaciones del tercer sector
Evaluación
Responsabilidad
Aprendizaje organizacional
Resumo: Este artigo explora padrões de representações e práticas de avaliação nas organizações do terceiro setor (OTS) no quadro das relações de accountability. A estratégia de pesquisa assenta na análise interpretativa de entrevistas com 45 atores sociais dos campos da avaliação e do terceiro setor, e na aplicação de um inquérito por questionário a representantes de 575 OTS a operar em Portugal. A análise permite ponderar a implicação e relevância de uma diversidade de variáveis associadas quer ao ambiente interno, quer ao contexto institucional, na configuração das conceções e práticas de avaliação, e aferir sobre as barreiras e fatores potenciadores do papel da avaliação no reforço da missão das organizações. A composição de quatro perfis de avaliação distintos, a partir de procedimentos estatísticos exploratórios, e suas implicações diferenciadas na aprendizagem organizacional, permite lançar pistas importantes para a (re)definição das políticas públicas para o setor.
This article explores patterns of representations and practices of evaluation in third sector organizations (TSO), within the framework of accountability relationships. The research strategy is based on 45 semi-structured interviews with different agents of the evaluation and the third sector fields, and an online questionnaire to 575 representatives of TSO operating in Portugal. The analysis estimates the influence and relevance of a diversity of variables associated with both internal and institutional environments upon the configuration of evaluation practices and representations, and assesses the barriers and factors that enhance the role of evaluation in strengthening the organization’s mission. The composition of four distinct evaluation profiles, based on exploratory statistical procedures, and their different implications for organizational learning, provides important clues for the (re)definition of public policies for the sector.
Cet article explore des modèles de représentations et pratiques d’évaluation dans les organisations du tiers secteur (OTS) dans le cadre des relations de accountability. La stratégie de recherche est basée sur 45 entretiens semi-structurés avec différents agents des domaines de l’évaluation et du tiers secteur, et un questionnaire en ligne à 575 représentants des OTS opérant au Portugal. L’analyse estime l’influence et la pertinence d’une diversité de variables associées aux environnements internes et institutionnels sur la configuration des pratiques et des représentations d’évaluation, et analyse les obstacles et les facteurs qui consolident le rôle de l’évaluation dans le renforcement de la mission de l’organisation. La composition de quatre profils d’évaluation distincts, basés sur des procédures statistiques exploratoires, et leurs différentes implications pour l’apprentissage organisationnel, apporte des indices importants pour la (re)définition des politiques publiques du secteur.
Este artículo explora patrones de prácticas y representaciones de evaluación en organizaciones del tercer sector (OTS) en el marco de las relaciones de accountability. La estrategia de investigación se basa en 45 entrevistas semiestructuradas con diferentes agentes de los campos de la evaluación y del tercer sector, y un cuestionario en línea a 575 representantes de OTS que operan en Portugal. El análisis estima la influencia y relevancia de una diversidad de variables asociadas con los entornos internos e institucionales sobre la configuración de las prácticas y representaciones de evaluación, y analiza las barreras y los factores que reforzan el papel de la evaluación en el fortalecimiento de la misión de organización. La composición de cuatro perfiles de evaluación distintos, basados en procedimientos estadísticos exploratorios, y sus diferentes implicaciones para el aprendizaje organizacional, proporciona pistas importantes para la (re)definición de políticas públicas para el sector.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
article_hdl25303.pdf492,26 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.