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http://hdl.handle.net/10071/2529
Autoria: | Guerreiro, Vânia Vicêncio |
Orientação: | Lopes, Albino |
Data: | 23-Mar-2011 |
Título próprio: | Formação-acção como prática de evolução da organização aprendente: O caso OPART, EPE |
Referência bibliográfica: | Guerreiro, V. V. (2009). Formação-acção como prática de evolução da organização aprendente: O caso OPART, EPE [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/2529 |
Palavras-chave: | Aprendizagem individual e organizacional Organização aprendente -- Learning organization Formação -- Formation Individual and organizational learning Training |
Resumo: | A presente investigação está integrada num projecto de desenvolvimento
organizacional, a decorrer numa entidade pública empresarial denominada Opart –
Organismo de Produção Artística, E.P.E. Esta organização surgiu da fusão de duas
entidades: a Companhia Nacional de Bailado e o Teatro Nacional de São Carlos para,
através da partilha de recursos e da articulação de objectivos gestionários e artísticos,
garantir um serviço público de excelência artística. O OPART, EPE é uma organização
complexa e, como tal, para ser competitiva, tem de evoluir pelo potencial que possui -
as pessoas – através da aposta na formação como forma de desenvolvimento individual
e organizacional. A metodologia aplicada foi adaptada da Investigação-Acção, baseada
na técnica de observação participante, suportada, nomeadamente, por um diário de
investigação, onde estão registadas as “actuações” dos actores envolvidos, em contexto
real. Pretende-se com esta investigação, a definição de uma estratégia de formaçãoacção
que permita ajudar a transformar os obstáculos em oportunidades no que respeita
à evolução do Opart, enquanto organização aprendente que se pretende que seja. The present research is integrated in a project on organizational development which is taken place in a public entrepreneurial entity called Opart – Organismo de Produção Artística, E.P.E. This organization was the result of the merger of two entities: Companhia Nacional de Bailado and Teatro Nacional de São Carlos. And through the partition of resources and by the articulation of managing and artistical aims, this entity wants to guarantee a public service of artistic excellence. OPART, EPE is a complex organization and in order to be competitive it has to developed the potential it owns – employees – it must provide learning as a way of individual and organizational development. The methodology used was Action Science based on the technique of direct observation supported by a research diary where the “performances” of the involved actors are registered. This research pretends to define a strategy to build a action-training which allows transforming the obstacles in opportunities of developing Opart as a learning organization. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão de Recursos Humanos |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
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