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http://hdl.handle.net/10071/2529
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Title: Formação-acção como prática de evolução da organização aprendente: o caso OPART, EPE
Authors: Guerreiro, Vânia Vicêncio
Orientador: Lopes, Albino
Keywords: Aprendizagem individual e organizacional
Organização Aprendente
Formação
Individual and Organizational Learning
Learning Organization
Training
Issue Date: 23-Mar-2011
Citation: GUERREIRO, Vânia Vicêncio - Formação-acção como prática de evolução da organização aprendente: o caso OPART, EPE. [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/2529>.
Abstract: A presente investigação está integrada num projecto de desenvolvimento organizacional, a decorrer numa entidade pública empresarial denominada Opart – Organismo de Produção Artística, E.P.E. Esta organização surgiu da fusão de duas entidades: a Companhia Nacional de Bailado e o Teatro Nacional de São Carlos para, através da partilha de recursos e da articulação de objectivos gestionários e artísticos, garantir um serviço público de excelência artística. O OPART, EPE é uma organização complexa e, como tal, para ser competitiva, tem de evoluir pelo potencial que possui - as pessoas – através da aposta na formação como forma de desenvolvimento individual e organizacional. A metodologia aplicada foi adaptada da Investigação-Acção, baseada na técnica de observação participante, suportada, nomeadamente, por um diário de investigação, onde estão registadas as “actuações” dos actores envolvidos, em contexto real. Pretende-se com esta investigação, a definição de uma estratégia de formaçãoacção que permita ajudar a transformar os obstáculos em oportunidades no que respeita à evolução do Opart, enquanto organização aprendente que se pretende que seja.
The present research is integrated in a project on organizational development which is taken place in a public entrepreneurial entity called Opart – Organismo de Produção Artística, E.P.E. This organization was the result of the merger of two entities: Companhia Nacional de Bailado and Teatro Nacional de São Carlos. And through the partition of resources and by the articulation of managing and artistical aims, this entity wants to guarantee a public service of artistic excellence. OPART, EPE is a complex organization and in order to be competitive it has to developed the potential it owns – employees – it must provide learning as a way of individual and organizational development. The methodology used was Action Science based on the technique of direct observation supported by a research diary where the “performances” of the involved actors are registered. This research pretends to define a strategy to build a action-training which allows transforming the obstacles in opportunities of developing Opart as a learning organization.
URI: http://hdl.handle.net/10071/2529
Designation: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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