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http://hdl.handle.net/10071/25192
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Sampaio, M. | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, D. | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-27T08:24:27Z | - |
dc.date.available | 2022-04-27T08:24:27Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-654-261-0 | - |
dc.identifier.issn | 2183-9891 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/25192 | - |
dc.description.abstract | Neste artigo é calculada a conectividade da cidade de Lisboa pós 1755 com o rio Tejo através de uma simulação de agentes com caminhadas aleatórias. Este procedimento tem como vantagem o aproveitamento do poder explicativo da simulação potenciado pela capacidade computacional atual. Os resultados mostram aspectos das micro-dinâmicas das cidades que são invisíveis em outras análises. Os planos desenhados para a reconstrução da cidade de Lisboa significam uma mudança em relação ao modelo de cidade medieval em termos de mobilidade urbana. A tortuosidade dos espaços de circulação da antiga cidade é reduzida nos novos planos e as ligações entre as diversas zonas é melhorada substancialmente. Os resultados da simulação do modelo de caminhada aleatória mostram que os planos que mantiveram as linhas de força das pré-existências (planos 1,2 e 3) são aqueles que apresentam menos melhorias em termos de potencial de mobilidade. Os planos em que Manuel da Maya deu mais liberdade de concepção (planos 4, 6 e escolhido) são, por contraste, de navegação mais fácil. O plano escolhido é o que apresenta um tecido urbano mais permeável e conectado com a frente ribeirinha de todas as propostas pós-1755 e também em relação à cidade tardo-medieval. | eng |
dc.language.iso | eng | - |
dc.publisher | UBI | - |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FSOC%2F03126%2F2013/PT | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Lisboa | eng |
dc.subject | Caminhadas aleatórias | eng |
dc.subject | Forma urbana | eng |
dc.subject | Simulação de agentes | eng |
dc.subject | Frentes ribeirinhas | eng |
dc.title | Random-walk connectivity of Lisbon’s waterfront in the post-1755 reconstruction | eng |
dc.type | conferenceObject | - |
dc.event.type | Conferência | pt |
dc.event.location | Covilhã | eng |
dc.event.date | 2015 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.journal | ICEUBI2015 – International Congress on Engineering – Engineering for Society | - |
degois.publication.location | Covilhã | eng |
degois.publication.title | Random-walk connectivity of Lisbon’s waterfront in the post-1755 reconstruction | eng |
dc.date.updated | 2022-04-27T09:22:33Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-25818 | - |
Aparece nas coleções: | CIES-CRI - Comunicações a conferências internacionais |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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conferenceobject_25818.pdf | Versão Editora | 2,72 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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