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http://hdl.handle.net/10071/2508
Author(s): | Marinheiro, Micaela Sofia da Silva |
Advisor: | Pereira, Marina |
Date: | 18-Mar-2011 |
Title: | Modernização e melhoria de processos na administração pública |
Reference: | Marinheiro, M. S. da S. (2009). Modernização e melhoria de processos na administração pública [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/2508 |
Keywords: | Administração pública -- Public administration Controlo da qualidade -- Quality control Gestão por processos Melhoria contínua Modernização administrativa Sistemas open-source Process management Continuous improvement Administrative modernization Open-source systems |
Abstract: | Nos últimos anos tem se assistido ao reforço das estratégias de reforma da administração pública
por parte dos Estados modernos através de iniciativas e programas de apoio à modernização
administrativa capazes de contribuir para o desenvolvimento de uma administração pública
moderna, eficaz, eficiente e com qualidade de serviço orientada para as necessidades dos
cidadãos. Não obstante e face a uma sociedade cada vez mais exigente e em constante mutação,
tem havido uma aposta na melhoria contínua dos processos da administração pública com
destaque para a simplificação e desmaterialização de processos, e racionalização dos recursos e
estruturas afectas em prol da qualidade dos resultados produzidos.
Atendendo a esta lógica de acção, o presente trabalho de projecto pretende contribuir para a
melhoria contínua do processo de desenvolvimento de modelos documentais da DGITA mediante
a proposta de um sistema de gestão e controlo de pedidos e de um plano de controlo e
monitorização do processo.
Neste sentido, face à evolução dos modelos de gestão pública perspectivada no capítulo I,
após a apresentação e análise do projecto no capítulo II, são enunciados os resultados esperados e
a avaliação do projecto, no capítulo III, em função do incremento dos níveis de eficiência,
eficácia e controlo do processo em questão e da optimização da qualidade do serviço inerente. In recent years there has been an increase in the strategies of the public administration reform among modern States through initiatives and programs to support administrative modernization in such a way as to contribute to the development of a modern, effective and efficient public administration, with a quality of service aiming at the needs of citizens. Nevertheless, and taking into account a society that is increasingly demanding and constantly changing, there has been a commitment to the continuous improvement of the administration through the simplification and dematerialization of processes, the rationalization of the resources it allocates for the quality of its outcomes. Given this logic of action, this project work intends to contribute to the continuous improvement in the process of developing document templates in DGITA, by suggesting an application management and control system and a process control and monitoring plan. In this regard, and given the changing patterns of governance envisaged in Chapter I, after the presentation and design review in Chapter II, in Chapter III, the expected results and impacts are set out concerning the demand for an increase in the levels of efficiency, effectiveness and process control and the optimization of the service’s quality. |
Department: | Departamento de Sociologia |
Degree: | Mestrado em Administração e Políticas Públicas |
Access type: | Restricted Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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