Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/25078
Autoria: Almeida, Bárbara Baia Alves de
Orientação: Kaizeler, Ana Catarina Pagarim Ribeiro
Data: 16-Fev-2022
Título próprio: Burocracia e educação em Portugal: as decisões burocráticas no desenvolvimento do ensino secundário desde 1986
Referência bibliográfica: Almeida, B. B. A. de (2021). Burocracia e educação em Portugal: as decisões burocráticas no desenvolvimento do ensino secundário desde 1986 [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/25078
Palavras-chave: Burocracia -- Bureaucracy
Educação -- Education
Humanismo
Ensino secundário
Gestão escolar
Humanism
Secondary education
School management
Resumo: O conceito de burocracia é tendencialmente conotado com teor negativo quando abordado de forma superficial. No entanto, uma significância que lhe é atribuída pode variar consoante o indivíduo e uma área de estudo onde está inserido. Nesse sentido, a presente investigação incide sobre a perceção do conceito de burocracia no meio educativo e a sua influência sobre o desenvolvimento no ensino secundário. Será feita incidência no que diz respeito a políticas de gestão escolar, ressalvando também um componente humanista e a sua influência direta sobre o ensino e a interação entre os principais vetores de uma escola - professores, funcionários e agregado familiar. Uma análise desta problemática será feita com recurso a um estudo de caso, a Escola Secundária Manuel Cargaleiro e à análise quantitativa e qualitativa de dados recolhidos através de inquéritos e entrevistas a este estabelecimento de ensino. Pode concluir-se que a evolução burocrática na educação em Portugal tem o potencial de motor ao desenvolvimento educativo, se corretamente estruturada e adaptada ao contexto nacional vigente.
The concept of bureaucracy tends to have a negative content when approached superficially. However, the significance attributed to it may vary depending on the individual and the area of study in which it is inserted. In this sense, the present investigation focuses on the perception of the concept of bureaucracy in education and its influence on the development of secondary education. The focus will be on school management policies, also emphasizing a humanist component and its direct influence on teaching and the interaction between the main vectors of a school - teachers, staff and households. An analysis of this issue will be made using a case study, the Escola Secundária Manuel Cargaleiro and the quantitative and qualitative analysis of data collected through surveys and interviews at this educational establishment. It can be concluded that bureaucratic evolution in education in Portugal has the potential to drive educational development, if properly structured and adapted to the current national context.
Designação do grau: Mestrado em Estudos de Desenvolvimento
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_barbara_alves_almeida.pdf956,47 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.