Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/24977
Author(s): Junior, Luiz Carlos Miranda Faria
Advisor: Marujo, Helena Águeda
Lima, Maria Luísa
Date: 18-Feb-2022
Title: Liderar para a felicidade e bem-estar no trabalho: Intervenção no contexto de equipas com o Inquérito Apreciativo
Reference: Junior, L. C. M. F. (2021). Liderar para a felicidade e bem-estar no trabalho: Intervenção no contexto de equipas com o Inquérito Apreciativo [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24977
Keywords: Felicidade
Bem-estar -- Well-being
Liderança
Inquérito Apreciativo
Happiness
Leadership
Appreciative Inquiry
Abstract: Ainda que pesquisas anteriores tendam a subestimar a importância da felicidade no trabalho, em todos os níveis há evidências de que a felicidade tem consequências importantes para indivíduos e organizações (Fisher, 2010) e que a liderança transformacional exerce influência direta e indireta na felicidade e bem-estar no local de trabalho (Abdullah, Ling & Ping, 2017; Arnold et al., 2007). Foi nesse sentido que se realizou um estudo quase-experimental utilizando o modelo 5-D do Inquérito Apreciativo (IA) para uma intervenção em contexto de equipas, envolvendo líderes e liderados. O objetivo era perceber se uma intervenção online com a metodologia do IA poderia influenciar a avaliação da qualidade da liderança, tal como percebida por líderes e liderados/as, bem como qual o impacto desta intervenção na qualidade das relações entre os membros da equipa e, ainda, se esta intervenção poderia influenciar a felicidade de líderes e liderados. Participaram do estudo 82 líderes e liderados provenientes de 15 equipas pertencentes a 9 organizações do Brasil e de Portugal. Foram encontradas melhorias sutis apenas na qualidade das relações percebidas pelos líderes. A influência da liderança na felicidade também se mostrou significativa. Porém, não ficou demonstrada a influência da intervenção na perceção de liderança e na perceção de felicidade. Os resultados são discutidos criticamente e sugeridos estudos futuros.
Although previous research tends to underestimate the importance of happiness at work, at all levels there is evidence that happiness has important consequences for individuals and organizations (Fisher, 2010) and that transformational leadership exerts a direct and indirect influence on happiness and well-being in the workplace (Abdullah et al., 2017; Arnold et al., 2007). Subsequently, and to explore this topic, a quasi-experimental study was carried out using the 5-D model of the Appreciative Inquiry (AI) for an intervention in the context of teams, involving leaders and followers. The objective was to understand whether an online intervention with the AI methodology could influence the assessment of leadership quality, as perceived by leaders and subordinates, and also what could be the impact of this intervention on the quality of relationships between team members and, finally, whether this intervention could influence the happiness of leaders and followers. 82 people participated in the study, including leaders and followers from 15 teams belonging to 9 organizations in Brazil and Portugal. Subtle improvements were found only in the quality of relationships perceived by the leaders. The influence of leadership on happiness also proved to be significant. However, the influence of the intervention on the perception of leadership and on the perception of happiness was not demonstrated. The results are discussed and future studies suggested.
Degree: Mestrado em Ciências em Emoções
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_luiz_faria_junior.pdf18,38 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.