Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/24964
Author(s): Santos, Paulo Tiago Rodrigues dos
Advisor: Inácio, Pedro
Date: 16-Feb-2022
Title: A água é cara em Portugal?: Como alinhar as perceções de valor, preço e custo na sociedade
Reference: Santos, P. T. R. dos. (2021). A água é cara em Portugal?: Como alinhar as perceções de valor, preço e custo na sociedade [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24964
Keywords: Água -- Water
Valor -- Value
Preços -- Prices
Custos -- Costs
Abstract: Para assegurar a sustentabilidade do bem água é essencial que se estimule o seu correto uso, com fortes preocupações na escassez e custos ambientais. Assim, os operadores de mercado e o estado, na regulação do bem, devem procurar fomentar a eficiência na gestão e uma valorização da água. Neste sentido, este trabalho procura responder primeiramente à questão, “A água é cara em Portugal?”, e posteriormente apontar caminhos para aumentar a perceção do valor associado à água. Recorreu-se a inquéritos, a dados obtidos através de focus group, analisou-se a tarifa comparada da água em baixa nos países europeus. Concluiu-se, pela necessidade de incrementar as campanhas e pedagogia em relação ao consumo consciente da água, com especial incidência no alerta para a sua escassez. Mais se epilogou que o preço praticado, sobretudo quando comparado ao de outros bens e serviços essenciais desvaloriza a água, alimenta perceções erradas, não contribuindo para a valorização de um bem escasso cuja necessidade de preservação e hábitos de consumo necessitam de ser melhorados.
To ensure the sustainability of water, it is essential to stimulate its correct use, with strong concerns about scarcity and environmental costs. Thus, market operators and the state in the regulation of this good, should seek to promote efficiency in the management and recovery of water. In this sense, this work seeks to answer first the question, "Is water expensive in Portugal?", and later point out ways to increase the perception of the value associated with water. For that purpose, we used surveys, data obtained through focus group, and we analyzed the comparative rate of low water in European countries. It was concluded, by the need to increase the campaigns and pedagogy in relation to the conscious consumption of water, with a special focus on the warning for its scarcity. More eased that the price practiced, especially when compared to other essential goods and services devalues water, feeding wrong perceptions, not contributing to the valorization of a scarce good whose need for preservation and consumption habits must to be improved.
Degree: Mestrado em Gestão Aplicada
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_paulo_rodrigues_santos.pdf11,86 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.