Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/24911
Autoria: Silva, Leonor Matos
Moura, C. M.
Editor: Rute Figueiredo, Paulo Tormenta Pinto, Pedro Castelo
Data: 2015
Título próprio: Práticas laterais: encontros entre a banda desenhada, a arquitectura e o ensino nas décadas de 1960 a 1980
Volume: 1
ISBN: 978-989-99192-5-9
Resumo: Traçar a história recente da arquitectura portuguesa passa por percorrer a produção da narrativa gráfica utilizada por arquitectos nas décadas de 60 a 80 sob a perspectiva não só das suas concretizações profissionais como das suas pretensões sociais e políticas em meio cultural e académico. Pretende-se com este estudo questionar o modo como a história da representação visual executada por arquitectos – em particular a banda desenhada – se relaciona com a história do ensino da arquitectura em Portugal. Nesse sentido, numa primeira parte, serão analisados exemplos de utilização do cartoon e de BD por alguns autores, tanto numa experiência complementar de ilustração como em movimentos de aproximação às vanguardas internacionais, de forma a melhor enquadrar o significado do desenho como prática autónoma relativamente à disciplina arquitectónica, num período em que a manualidade se vai tornando mais longínqua. Numa segunda parte, ter-se-á como objecto de análise o material gráfico resultante das diversas produções levadas a cabo pela Associação de Estudantes do curso de Arquitectura da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, a qual, na década de 80, protagonizou um conjunto de iniciativas no campo das artes, nomeadamente três séries de concursos e exposições de Banda Desenhada (1983, 1984 e 1986). Tal como na prática profissional, também em contexto escolar veremos que se assumiam narrativas originais, vanguardistas, oposicionistas, contrárias ao mainstream, passam a existir happenings, publicações, concursos, exposições que por vezes vêm contrariar, de forma descomprometida, uma vivência tradicionalmente engajada na resistência política. Em qualquer dos casos, este estudo dará a conhecer de que forma é que os percursos sociais e as iniciativas conjuntas dos arquitectos portugueses, no que toca à expressão narrativa, se relacionam com a cultura visual e social, as motivações e os recursos próprios, relativamente a um meio cultural com o qual sempre dialogaram.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DINÂMIA'CET-CRI - Comunicações a conferências internacionais

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