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http://hdl.handle.net/10071/2487
Autoria: | Oliveira, Luís Miguel Alves de |
Orientação: | Cardoso, Gustavo Alberto Guerreiro Seabra Leitão |
Data: | 15-Mar-2011 |
Título próprio: | O papel versus formato digital: A pesquisa/consulta de livros e revistas no meio universitário |
Referência bibliográfica: | Oliveira, L. M. A. de. (2009). O papel versus formato digital: A pesquisa/consulta de livros e revistas no meio universitário [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/2487 |
Palavras-chave: | Livre acesso à informação cientifica Open access Revisão pelos pares Citação de artigos Investigação científica -- Scientific research Peer review Article citations |
Resumo: | A Internet, e graças ao avanço tecnológico, veio permitir uma vasta panóplia de
possibilidades e oportunidades. No seio da comunidade académica, as novas tecnologias
vêm colocar novos desafios nomeadamente no que se refere à consulta e pesquisa de
informação científica. De um modelo clássico de arquivamento e disponibilização para
consulta de documentos de carácter técnico-científico, das universidades e centros de
investigação, encontramo-nos perante uma nova realidade fracturante com os mesmos e
que nos remete para o livre acesso à informação científica. O paradigma do Open
Access coloca-nos perante algumas questões fundamentais como é o caso a citação de
autores, a revisão de artigos pelos pares, os direitos autorais, os repositórios digitais,
entre outras. A disponibilização na Internet da informação produzida pela comunidade
académica e científica proporciona a rápida disseminação da mesma, promovendo assim
a visibilidade das instituições bem como os autores dos conteúdos arquivados. Por outro
lado, o Open Access suscita o debate sobre quais são realmente os hábitos de
investigação dos alunos do ensino superior no que diz respeito aos suportes de
informação utilizados (suporte impresso ou digital), qual a fiabilidade da informação
utilizada, qual a frequência com que os mesmos recorrem à citação das fontes e se esta
se encontra de alguma forma relacionada com a proveniência dessa mesma informação.
Outra questão pertinente que se levanta é se o livre acesso à informação científica
poderá, ou não, pela facilidade de acesso à mesma, conduzir ao seu uso abusivo.
Este trabalho tem como finalidade tentar esclarecer as questões levantadas bem
como abordar as tendências actuais das universidades e centros de investigação no que
se refere à disponibilização e consulta de artigos e conteúdos científicos, teses de
mestrado e doutoramento a nível nacional e internacional. The Internet, due to the technological advances, has enabled a wide range of possibilities and opportunities. Within the academic community, new technologies have set new challenges particularly with regard to consultation and research of scientific information. From a classical model of archiving and making available to consult technical-scientific documents, often used by universities and research institutions, we are facing a new reality that creates a break with this model and brings us back to open access to scientific information. The Open Access paradigm poses some fundamental questions such as the citation of authors, the peer review, the copyright issues, the digital repositories, among others. The availability of the information produced by academic and scientific community on the Internet provides the rapid spread of it, thus enhancing the visibility of the institutions and the authors of the archived content. On the other hand, open access raises the debate about what really are the research habits of students in higher education regarding to the supporting information used (printed or digital), what is the reliability of this information, how often they quote the authors of the used information and if this fact is somehow related with the source of the same information. Another relevant question that arises is whether the open access to scientific information may or may not, by the ease access to it, lead to its abuse. This paper aims to try to clarify the issues raised and to discuss current trends in universities and research institutions regarding the provision and consultation of scientific articles, masters and doctoral thesis at a national international level. |
Designação do Departamento: | Departamento de Sociologia |
Designação do grau: | Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
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