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dc.contributor.authorHenriques, S.-
dc.contributor.authorMoreira, J. A.-
dc.contributor.authorBarros, D.-
dc.contributor.authorSoledade, A. F.-
dc.date.accessioned2022-03-16T15:47:01Z-
dc.date.available2022-03-16T15:47:01Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.issn1984-6576-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/24835-
dc.description.abstractAs atuais sociedades digitais, em rede, são marcadas pela rapidez das mudanças e pela crescente interconectividade de oportunidades e, também, de riscos. A pandemia COVID-19 veio evidenciar exatamente este último aspeto, com efeitos generalizados à escala global. Particularmente na educação, o fecho das instituições educativas e a necessidade de responder remotamente de forma rápida colocou os professores perante desafios urgentes. Nesta fase, os professores tiveram de adaptar práticas pedagógicas aos ambientes educativos digitais sem tempo de preparação. O presente artigo centra-se nos critérios de qualidade na criação de cenários para a educação digital em rede e foca duas dimensões essenciais. A primeira refere-se a um curso de formação para a docência digital em rede para professores do ensino médio e fundamental desenhado seguindo os princípios pedagógicos do microlearning. A segunda dimensão refere-se às conceções pedagógicas presentes nas práticas em transformação destes professores e que irão impactar na educação pós-pandemia. O estudo apresentado situa-se numa estratégia metodológica mista, que combina métodos qualitativos e quantitativos. Deste modo, analisa-se o desenho pedagógico do curso tendo por base os referentes teóricos do microlearning em articulação com os referenciais europeus para a qualidade em elearning. Paralelamente, analisam-se os trabalhos dos professores que frequentaram o referido curso, assim, como as suas respostas ao questionário de satisfação. Os resultados evidenciam uma oferta formativa que responde aos requisitos de qualidade, assim como às necessidades de formação e desenvolvimento profissional dos professores no sentido de os preparar para respostas mais adequadas aos desafios da educação na sociedade digital.por
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiás-
dc.relationUIDB/03126/2020-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEducação digital em redepor
dc.subjectMicrolearningpor
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectDesenvolvimento profissional docentepor
dc.titleQualidade em educação digital em rede: inovação e formação de professorespor
dc.title.alternativeQuality in network digital information: inovation and teacher's trainingen
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyes-
dc.journalRevista de Educação, Linguagem e Literatura – REVELLI-
dc.volume13-
degois.publication.titleQualidade em educação digital em rede: inovação e formação de professorespor
dc.date.updated2022-03-16T15:46:33Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.51913/revelli.v13i0-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologiapor
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.subject.odsIgualdade de géneropor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-88064-
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