Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/24835
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Henriques, S. | - |
dc.contributor.author | Moreira, J. A. | - |
dc.contributor.author | Barros, D. | - |
dc.contributor.author | Soledade, A. F. | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-16T15:47:01Z | - |
dc.date.available | 2022-03-16T15:47:01Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.issn | 1984-6576 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/24835 | - |
dc.description.abstract | As atuais sociedades digitais, em rede, são marcadas pela rapidez das mudanças e pela crescente interconectividade de oportunidades e, também, de riscos. A pandemia COVID-19 veio evidenciar exatamente este último aspeto, com efeitos generalizados à escala global. Particularmente na educação, o fecho das instituições educativas e a necessidade de responder remotamente de forma rápida colocou os professores perante desafios urgentes. Nesta fase, os professores tiveram de adaptar práticas pedagógicas aos ambientes educativos digitais sem tempo de preparação. O presente artigo centra-se nos critérios de qualidade na criação de cenários para a educação digital em rede e foca duas dimensões essenciais. A primeira refere-se a um curso de formação para a docência digital em rede para professores do ensino médio e fundamental desenhado seguindo os princípios pedagógicos do microlearning. A segunda dimensão refere-se às conceções pedagógicas presentes nas práticas em transformação destes professores e que irão impactar na educação pós-pandemia. O estudo apresentado situa-se numa estratégia metodológica mista, que combina métodos qualitativos e quantitativos. Deste modo, analisa-se o desenho pedagógico do curso tendo por base os referentes teóricos do microlearning em articulação com os referenciais europeus para a qualidade em elearning. Paralelamente, analisam-se os trabalhos dos professores que frequentaram o referido curso, assim, como as suas respostas ao questionário de satisfação. Os resultados evidenciam uma oferta formativa que responde aos requisitos de qualidade, assim como às necessidades de formação e desenvolvimento profissional dos professores no sentido de os preparar para respostas mais adequadas aos desafios da educação na sociedade digital. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual de Goiás | - |
dc.relation | UIDB/03126/2020 | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Educação digital em rede | por |
dc.subject | Microlearning | por |
dc.subject | Inovação | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Desenvolvimento profissional docente | por |
dc.title | Qualidade em educação digital em rede: inovação e formação de professores | por |
dc.title.alternative | Quality in network digital information: inovation and teacher's training | en |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.journal | Revista de Educação, Linguagem e Literatura – REVELLI | - |
dc.volume | 13 | - |
degois.publication.title | Qualidade em educação digital em rede: inovação e formação de professores | por |
dc.date.updated | 2022-03-16T15:46:33Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
dc.identifier.doi | 10.51913/revelli.v13i0 | - |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia | por |
iscte.subject.ods | Educação de qualidade | por |
iscte.subject.ods | Igualdade de género | por |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-88064 | - |
Aparece nas coleções: | CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
article_88064.pdf | Versão Editora | 663,9 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.