Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/24826
Autoria: Theiner, Julia
Orientação: Almeida, Isabel Duarte de
Data: 20-Dez-2021
Título próprio: How are companies addressing supply chain transparency?: pedagogical case study of Rügenwalder Mühle
Referência bibliográfica: Theiner, J. (2021). How are companies addressing supply chain transparency?: pedagogical case study of Rügenwalder Mühle [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24826
Palavras-chave: Cadeia de abastecimento -- Supply chain
Strategy
Sustentabilidade -- Sustainability
Meat substitutes
Análise SWOT -- SWOT analysis
VRIO
Estratégias
Substitutos de carne
Resumo: In the wake of further development of appropriate technologies and reports about food contamination incidents, human rights abuses, and environmental impacts, supply chain transparency in the food industry is gaining more attention. Customers demand more information and new governmental regulations were prescribed. Furthermore, companies can benefit from transparent supply chains as opportunities to increase efficiency can be revealed and risks can be managed more easily. However, many companies struggle to build transparent supply chains as it comes with several requirements and challenges. This pedagogical case study is about a German traditional meat company that successfully launched vegetarian and vegan substitutes in 2014 and is today the market leader in the sector in Germany. The case study applies frameworks from strategic management theory on the company’s endeavor to establish a new transparent supply chain structure for its meat substitutes. External factors supporting or impeding the undertaking will be explored and relevant internal factors will be identified and reviewed on their ability to ensure sustained competitive advantage. A detailed case description of the company establishing the context of the topic and a comprehensive literature review on supply chain transparency are provided. The study is a problem-based instructional approach situating learning in a practical task. The implementation in education imparts students with several diverse skills like critical and analytical thinking, information evaluation, and in case of group work, what is recommended to maximize learning effects, numerous interpersonal skills. It was designed for students but can be integrated into courses in different ways.
Na sequência de um maior desenvolvimento de tecnologias apropriadas e de relatórios sobre incidentes de contaminação alimentar, abusos dos direitos humanos e impactos ambientais, a transparência da cadeia de abastecimento na indústria alimentar está a ganhar mais atenção. Os clientes exigem mais informação e foram prescritos novos regulamentos governamentais. Além disso, as empresas podem beneficiar de cadeias de abastecimento transparentes, uma vez que as oportunidades de aumentar a eficiência podem ser reveladas e os riscos podem ser geridos mais facilmente. No entanto, muitas empresas lutam para construir cadeias de abastecimento transparentes, uma vez que estas vêm acompanhadas de vários requisitos e desafios. Este estudo de caso pedagógico é sobre uma empresa de carne tradicional alemã, que lançou com sucesso substitutos vegetarianos e veganos em 2014 e é hoje o líder de mercado no sector na Alemanha. O estudo de caso aplica quadros da teoria de gestão estratégica sobre o esforço da empresa para estabelecer uma nova estrutura transparente de cadeia de abastecimento para os seus substitutos de carne. Os factores externos que apoiam ou impedem a empresa serão explorados e os factores internos relevantes serão identificados e revistos quanto à sua capacidade de assegurar uma vantagem competitiva sustentada. É fornecida uma descrição detalhada do caso da empresa que estabelece o contexto do tópico e uma revisão exaustiva da literatura sobre transparência da cadeia de abastecimento. O estudo é uma abordagem instrucional baseada em problemas, situando a aprendizagem numa tarefa prática. A implementação na educação confere aos estudantes diversas competências, como o pensamento crítico e analítico, a avaliação da informação e, no caso de trabalho de grupo, o que é recomendado para maximizar os efeitos de aprendizagem, numerosas competências interpessoais. Foi concebida para estudantes mas pode ser integrada em cursos de diferentes formas.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologia
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_julia_theiner.pdf3,2 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.