Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/24816
Autoria: Parreira, Maria do Mar
Orientação: Marques, Susana Henriques
Data: 6-Jan-2022
Título próprio: O setor de bens de grande consumo e a inteligência artificial no ponto de venda: Estarão os consumidores Portugueses prontos?
Referência bibliográfica: Parreira, M. do M. (2021). O setor de bens de grande consumo e a inteligência artificial no ponto de venda: Estarão os consumidores Portugueses prontos? [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24816
Palavras-chave: Experiência do consumidor
FMCG
Inteligência artificial
Visão computacional -- Computer vision
Ponto de venda -- Selling point
Consumer experience
Artificial intelligence
Resumo: Tecnologias de Inteligência Artificial são hoje aplicadas nos mais diversos setores. O grau de aplicação nas indústrias é distinto, e no caso do retalho de bens de grande consumo (FMCG), encontra-se ligeiramente atrasado. O presente estudo pretende explorar que iniciativas de inteligência artificial (IA) estão a ser desenvolvidas pelos retalhistas internacionais e nacionais e quais as tecnologias chave para a melhoria da experiência de compra do consumidor. Numa segunda fase, pretende-se compreender se o consumidor está, ou não, recetivo a este tipo de abordagens e retirar conclusões relevantes que apoiem a tomada de decisão dos retalhistas na altura de optar por determinadas tecnologias de IA. Para o efeito, foi realizado um questionário online com 216 participantes relativamente ao mais recente projeto do Continente – Continente Labs. Os resultados sugerem que os consumidores estão dispostos a experimentar esta tecnologia para fazer compras, mas que não pretendem substituir totalmente os supermercados tradicionais, pelos supermercados inteligentes.
Nowadays, Artificial Intelligence technologies are already being applied in several sectors. The level of development differs across industries, and in the case of FMCG retail, it is slightly delayed. This study aims to explore which artificial intelligence (AI) initiatives are being implemented by national and international retailers and which key technologies improve the consumer's shopping experience. In a second phase, it is intended to understand whether the consumer is willing to adopt this type of technology and to find relevant insights to support retailers' decision-making when opting for certain AI technology. For that purpose, an online survey regarding Continente's latest project - Continente Labs, was conducted to 216 participants. The results suggest that consumers are willing to try this technology and shopping in this type of stores, but they do not want to fully replace traditional supermarkets, by smart supermarkets.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_maria_mar_parreira.pdf
  Restricted Access
2,01 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.