Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/24796
Autoria: Barbosa, Ana Lúcia Moirinho
Orientação: Costa, Renato Lopes da
Santos, Ricardo Manuel Simões
Data: 17-Jan-2022
Título próprio: Psicologia ambiental nas empresas do futuro
Referência bibliográfica: Barbosa, A. L. M. (2022). Psicologia ambiental nas empresas do futuro [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24796
Palavras-chave: Psicologia ambiental -- Environmental psychology
Satisfação no trabalho -- Job satisfaction
Produtividade -- Productivity
Resumo: No ambiente complexo e em constante mutação que define o perfil de negócios de hoje, a preocupação com a sustentabilidade tem ganho cada vez maior notoriedade. Percebe-se, no entanto, que as empresas ainda não têm uma perspetiva sustentável, sendo mais um conceito visto como moda. Este estudo pretende perceber se as empresas alvo deste estudo valorizam a natureza humana e o design sustentável, e se pretendem contribuir para a sustentabilidade e preservação do planeta através da possibilidade de vir a adotar psicologia ambiental nas suas estruturas. De forma a verificar a preposição desta investigação foi utilizada a metodologia SEM, usada para testar o modelo conceptual criado, mais especificamente através dos mínimos quadrados parciais (PLS). Os resultados mostram que os benefícios gerados pela psicologia ambiental impactam positivamente na intenção dos gestores implementarem este conceito nas empresas alvo deste estudo.
In the complex and constantly changing environment that defines today's business profile, the concern with sustainability has gained increasing notoriety. It is noticed, however, that companies still don´t have a sustainable perspective, being one more concept seen as fashion. This study intends to understand if the companies target of this study value human nature and sustainable design, and if they intend to contribute to the sustainability and preservation of the planet through the possibility of adopting environmental psychology in their structures. To verify the preposition of this research, the SEM methodology was used to test the conceptual model created, more specifically, through partial least squares (PLS). The results show that the benefits generated by environmental psychology impact positively in the managers intention to implement this concept in the target companies of this study.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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