Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/24707
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoreira, J. A.-
dc.contributor.authorCorreia, J. D.-
dc.contributor.authorDias-Trindade, S.-
dc.date.accessioned2022-03-08T12:49:32Z-
dc.date.available2022-03-08T12:49:32Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.issn2007-7033-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/24707-
dc.description.abstractA evolução das tecnologias digitais e das redes de comunicação propiciaram o surgimento de uma sociedade reticular marcada por mudanças acentuadas na economia e no mercado de trabalho, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comuni-cação educacional e novos cenários de ensino e de aprendizagem. Esta realidade, exige, pois, que se pense, urgentemente, em criar e desenvolver estruturas que respondam a estas mu-danças, com instituições digitalmente inovadoras, capazes de transformar a realidade edu-cativa. Com efeito, integrar tecnologias audiovisuais em contexto educativo pode ser uma estratégia muito adequada para revitalizar a experiência educacional, e é precisamente, a criação de cenários híbridos de aprendizagem enriquecidos com a presença do audiovisual que pretendemos analisar, descrevendo o seu impacto na construção de uma comunidade virtual, a partir da análise qualitativa das perceções de vinte estudantes a frequentar o En-sino Superior, a nível de pós-graduação, tendo como referencial os modelos pedagógicos de-senvolvido por Garrison e colaboradores (2000) e Moreira (2017). Os resultados revelam que a criação destes cenários híbridos, de um ecossistema de educação digital enriquecido com tecnologias audiovisuais, ancorado nos modelos referenciados, pode ter efeitos muito positivos na criação e desenvolvimento de comunidades virtuais de aprendizagem.por
dc.language.isopor-
dc.publisherITESO-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectCenários de aprendizagem híbridospor
dc.subjectmodelo pedagógico virtualpor
dc.subjectComunidade virtual de aprendizagempor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.titleCenários híbridos de aprendizagem e a configuração de comunidades virtuais no ensino superiorpor
dc.title.alternativeEscenarios de aprendizaje híbrido y diseño de comunidades virtuales en la enseñanza superiores
dc.title.alternativeHybrid learning scenarios and the design of virtual communities in higher educationen
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyes-
dc.journalSinéctica: Revista Electrónica de Educación-
dc.number58-
degois.publication.issue58-
degois.publication.titleCenários híbridos de aprendizagem e a configuração de comunidades virtuais no ensino superiorpor
dc.date.updated2022-03-08T12:48:16Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.31391/S2007-7033(2022)0058-002-
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-86426-
Aparece nas coleções:CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
article_86426.pdfVersão Editora1,1 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.