Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/24707
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Moreira, J. A. | - |
dc.contributor.author | Correia, J. D. | - |
dc.contributor.author | Dias-Trindade, S. | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-08T12:49:32Z | - |
dc.date.available | 2022-03-08T12:49:32Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.issn | 2007-7033 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/24707 | - |
dc.description.abstract | A evolução das tecnologias digitais e das redes de comunicação propiciaram o surgimento de uma sociedade reticular marcada por mudanças acentuadas na economia e no mercado de trabalho, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comuni-cação educacional e novos cenários de ensino e de aprendizagem. Esta realidade, exige, pois, que se pense, urgentemente, em criar e desenvolver estruturas que respondam a estas mu-danças, com instituições digitalmente inovadoras, capazes de transformar a realidade edu-cativa. Com efeito, integrar tecnologias audiovisuais em contexto educativo pode ser uma estratégia muito adequada para revitalizar a experiência educacional, e é precisamente, a criação de cenários híbridos de aprendizagem enriquecidos com a presença do audiovisual que pretendemos analisar, descrevendo o seu impacto na construção de uma comunidade virtual, a partir da análise qualitativa das perceções de vinte estudantes a frequentar o En-sino Superior, a nível de pós-graduação, tendo como referencial os modelos pedagógicos de-senvolvido por Garrison e colaboradores (2000) e Moreira (2017). Os resultados revelam que a criação destes cenários híbridos, de um ecossistema de educação digital enriquecido com tecnologias audiovisuais, ancorado nos modelos referenciados, pode ter efeitos muito positivos na criação e desenvolvimento de comunidades virtuais de aprendizagem. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | ITESO | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Cenários de aprendizagem híbridos | por |
dc.subject | modelo pedagógico virtual | por |
dc.subject | Comunidade virtual de aprendizagem | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.title | Cenários híbridos de aprendizagem e a configuração de comunidades virtuais no ensino superior | por |
dc.title.alternative | Escenarios de aprendizaje híbrido y diseño de comunidades virtuales en la enseñanza superior | es |
dc.title.alternative | Hybrid learning scenarios and the design of virtual communities in higher education | en |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.journal | Sinéctica: Revista Electrónica de Educación | - |
dc.number | 58 | - |
degois.publication.issue | 58 | - |
degois.publication.title | Cenários híbridos de aprendizagem e a configuração de comunidades virtuais no ensino superior | por |
dc.date.updated | 2022-03-08T12:48:16Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
dc.identifier.doi | 10.31391/S2007-7033(2022)0058-002 | - |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-86426 | - |
Aparece nas coleções: | CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
article_86426.pdf | Versão Editora | 1,1 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.