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http://hdl.handle.net/10071/2469
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Ramalho, Nelson | - |
dc.contributor.author | Pinto, Ana Filipa Ramos | - |
dc.date.accessioned | 2011-03-14T15:33:29Z | - |
dc.date.available | 2011-03-14T15:33:29Z | - |
dc.date.issued | 2011-03-14 | - |
dc.date.submitted | 2009 | por |
dc.identifier.citation | Pinto, A. F. R. (2009). O papel do bem-estar na optimização das práticas de formação e comunicação organizacional com vista a um clima de aprendizagem [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/2469 | pt-PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/2469 | - |
dc.description.abstract | O Clima de Aprendizagem Organizacional é, simultaneamente, visto como resultado de uma gestão eficaz das práticas de Recursos Humanos bem como de características individuais. Tem vindo a ser associado ao Bem-Estar Subjectivo mas os processos que envolve não estão ainda explorados. Tendo por base uma amostra de 853 indivíduos, o presente estudo testa um modelo de mediação tomando as práticas de formação e de comunicação da empresa como potenciais mediadores na relação entre o Bem-Estar Subjectivo e percepção de existência de um Clima de Aprendizagem Organizacional (CAO). Os resultados apontam para a existência de uma mediação parcial, assim mostrando que as práticas de comunicação e de formação operam como elemento de processo a considerar na aposta no Bem-Estar Subjectivo para promover um CAO. | por |
dc.description.abstract | Organizational learning climate (OLC) is, simultaneously, taken as a result of an effective management of HR practices as well as individual characteristics. It has been associated to the subjective well-being but underlying processes are yet to be known. With a sample of 853 employees, the present study tests a mediated model taking training practices and organizational communication practices as potential mediators of the relation between subjective well-being and OLC. Results show a partial mediation occurs thus highlighting that such HR practices operate as process elements that should be taken into consideration when investing in subjective well-being with the purpose of promoting an OLC. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | restrictedAccess | por |
dc.subject | Clima de aprendizagem organizacional | por |
dc.subject | Bem-estar subjetivo | por |
dc.subject | Formação -- Formation | por |
dc.subject | Comunicação -- Communication | por |
dc.subject | Organizational learning climate | por |
dc.subject | Subjective well-being | por |
dc.subject | Training | por |
dc.title | O papel do bem-estar na optimização das práticas de formação e comunicação organizacional com vista a um clima de aprendizagem | por |
dc.title.alternative | O papel do bem-estar na otimização das práticas de formação e comunicação organizacional com vista a um clima de aprendizagem | - |
dc.type | masterThesis | pt-PT |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia | - |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia Social e das Organizações | - |
dc.subject.apa | 3660 | - |
dc.subject.apa1 | 3600 Organizational psychology and human resources | - |
thesis.degree.department | Departamento de Psicologia Social e das Organizações | - |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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Ficheiro | Tamanho | Formato | |
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