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dc.contributor.advisorRamalho, Nelson-
dc.contributor.authorPinto, Ana Filipa Ramos-
dc.date.accessioned2011-03-14T15:33:29Z-
dc.date.available2011-03-14T15:33:29Z-
dc.date.issued2011-03-14-
dc.date.submitted2009por
dc.identifier.citationPINTO, Ana Filipa Ramos - O papel do bem-estar na optimização das práticas de formação e comunicação organizacional com vista a um clima de aprendizagem [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Tese de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/2469>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/2469-
dc.description.abstractO Clima de Aprendizagem Organizacional é, simultaneamente, visto como resultado de uma gestão eficaz das práticas de Recursos Humanos bem como de características individuais. Tem vindo a ser associado ao Bem-Estar Subjectivo mas os processos que envolve não estão ainda explorados. Tendo por base uma amostra de 853 indivíduos, o presente estudo testa um modelo de mediação tomando as práticas de formação e de comunicação da empresa como potenciais mediadores na relação entre o Bem-Estar Subjectivo e percepção de existência de um Clima de Aprendizagem Organizacional (CAO). Os resultados apontam para a existência de uma mediação parcial, assim mostrando que as práticas de comunicação e de formação operam como elemento de processo a considerar na aposta no Bem-Estar Subjectivo para promover um CAO.por
dc.description.abstractOrganizational learning climate (OLC) is, simultaneously, taken as a result of an effective management of HR practices as well as individual characteristics. It has been associated to the subjective well-being but underlying processes are yet to be known. With a sample of 853 employees, the present study tests a mediated model taking training practices and organizational communication practices as potential mediators of the relation between subjective well-being and OLC. Results show a partial mediation occurs thus highlighting that such HR practices operate as process elements that should be taken into consideration when investing in subjective well-being with the purpose of promoting an OLC.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectClima de Aprendizagem Organizacionalpor
dc.subjectBem-estar subjetivopor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectOrganizational learning climatepor
dc.subjectSubjective well-beingpor
dc.subjectTrainingpor
dc.subjectCommunicationpor
dc.titleO papel do bem-estar na optimização das práticas de formação e comunicação organizacional com vista a um clima de aprendizagempor
dc.typemasterThesispt-PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Social e das Organizações-
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