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http://hdl.handle.net/10071/24525
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, N. J. M. e | - |
dc.contributor.author | Henriques, S. | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-14T12:25:57Z | - |
dc.date.available | 2022-02-14T12:25:57Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.issn | 1646-2335 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/24525 | - |
dc.description.abstract | Em Portugal, os projetos educativos das escolas foram concebidos como instrumentos de mobilização das comunidades educativas, capazes de influenciar o ensino e aprendizagem, mas, atualmente, seguem lógicas empresariais que esperam que as escolas sejam previsíveis. Contudo, as escolas são ambientes complexos, dados a imprevistos, o que requer instrumentos organizativos diferentes. Então, é necessário resolver este vazio teórico-prático e responder à questão: Como se constroem projetos educativos em escolas complexas? Fazemo-lo, sob a lente da Teoria da Complexidade que, por contradizer as expectativas de certeza e causalidade da modernidade, transtorna instrumentos em uso e reclama por métodos diferentes. Aqui analisamos os seus impactos da complexidade na construção de projetos educativos e convocamos as diferenças entre os sistemas ordenados (como as empresas) e os sistemas complexos (como as escolas) para apresentar a estrutura que deve presidir à construção de projetos educativos em ambientes complexos: circunstâncias (em vez de diagnósticos), experiências (em vez de atividades), histórias (em vez de metas) e coerência (em vez de visão). Concluímos que, no contexto da complexidade, as escolas requerem que se construam compromissos em vez de projetos educativos. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém | - |
dc.relation | UIDB/03126/2020 | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Projeto educativo | por |
dc.subject | Teoria da complexidade | por |
dc.subject | Escolas | por |
dc.subject | Política educativa | por |
dc.title | Projetos educativos de escolas complexas: como construir? | por |
dc.type | article | - |
dc.pagination | 256 - 281 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.journal | Interacções | - |
dc.volume | 17 | - |
dc.number | 58 | - |
degois.publication.firstPage | 256 | - |
degois.publication.lastPage | 281 | - |
degois.publication.issue | 58 | - |
degois.publication.title | Projetos educativos de escolas complexas: como construir? | por |
dc.date.updated | 2022-02-14T12:25:17Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
dc.identifier.doi | 10.25755/int.23871 | - |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia | por |
iscte.subject.ods | Educação de qualidade | por |
iscte.subject.ods | Reduzir as desigualdades | por |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-84860 | - |
Aparece nas coleções: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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