Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/24465
Autoria: Morais, Ana Filipa Tamborino
Orientação: Pereira, Leandro Ferreira
Data: 15-Dez-2021
Título próprio: Como mitigar a fraude com prestadores de serviços externos, na avaliação, orçamentação e reparação de danos em sinistros multirriscos
Referência bibliográfica: Morais, A. F. T. (2021). Como mitigar a fraude com prestadores de serviços externos, na avaliação, orçamentação e reparação de danos em sinistros multirriscos [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24465
Palavras-chave: Fraude externa
Fraude no setor segurador
Prevenção e deteção de fraude
External fraud
Fraud in the insurance sector
Fraud prevention and detection
Resumo: A dificuldade em controlar a qualidade dos serviços realizados por prestadores externos, na regularização de sinistros multirriscos, potencia o aumento do risco de fraude e constitui um obstáculo para as empresas Seguradoras. A metodologia utilizada procura compreender a evolução do controlo de qualidade de prestadores externos; identificar as causas da incapacidade de implementação de controlos adequados e os principais impactos deste constrangimento; definir a melhor solução para resolver o problema e os benefícios para a empresa. Apesar de existir uma maior preocupação, os controlos são ainda insuficientes, podendo criar prejuízos económico-financeiros, impactar negativamente a satisfação do cliente e debilitar a imagem da empresa. A falta de sensibilidade para a fraude e o mau aproveitamento dos recursos condicionam o adequado controlo de qualidade. A realização de auditorias e a parametrização e automatização de controlos, oferecem uma maior robustez à empresa, aumentam a segurança junto dos clientes e controlam o desperdício financeiro.
The difficulty in controlling the quality of services provided by external providers, in the settlement of multi-risk claims, increases the risk of fraud and constitutes an obstacle for Insurance companies. The methodology used seeks to understand the evolution of quality control of external providers; to identify the causes of the incapacity to implement adequate controls and the main impacts of this constraint; to define the best solution to solve the problem and the benefits for the company. Although there is a greater concern, controls are still insufficient, which may create economic and financial losses, negatively impact customer satisfaction and weaken the company's image. The lack of sensitivity to fraud and the misuse of resources condition adequate quality control. Audits and the parameterization and automation of controls offer greater robustness to the company, increase security with customers and control financial waste.
Designação do grau: Mestrado em Gestão Aplicada
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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