Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/24357
Autoria: Baptista, David José dos Santos
Orientação: Carrazedo, Tiago Miguel Teixeira
Data: 27-Dez-2021
Título próprio: Avaliação operação stock doméstico street surfing
Referência bibliográfica: Baptista, D. J. dos S. (2021). Avaliação operação stock doméstico street surfing [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24357
Palavras-chave: The Wave
Stock doméstico
Gestão da cadeia de abastecimento
Domestic stock
Logistics supply chain management
Resumo: Em 1995, o canal de desporto Norte-Americano ESPN (Entertainment and Sports Programming Network), lançou uma nova competição desportiva denominada Extreme Games, comumente conhecidos como os X-Games. Ao proporcionar uma nova visibilidade a certas práticas desportivas, é desencadeado um processo de transformação cultural e social durante a década seguinte no qual, o skateboard em particular, abandona o seu estatuto marginal para se tornar numa prática massificada. Este foi o mote para a criação Street Surfing em 2004, uma empresa sediada na Califórnia, que irrompe no mercado com um produto inovador que se tornou um fenómeno global de popularidade entre 2004 e 2008, a wave board. Apesar de ser uma marca originalmente norteamericana, é no mercado europeu que a Street Surfing se vai estabelecer como uma marca de referência. Em 2010, a marca é adquirida por um grupo de investidores, a estrutura original é desmantelada, e as responsabilidades da mesma são transferidas para Portugal, onde eram geridos os mercados europeus. Ao nível da estratégia comercial, passa a haver um maior foco no modelo de vendas direto a partir da China (onde os produtos são fabricados), consequentemente, há um desinvestimento no modelo de vendas doméstico e na estrutura de stock sediada em Roterdão (Países Baixos) que suporta o mesmo. Porém, no contexto atual, é necessário revitalizar a estratégia de stock doméstico a partir de um armazém europeu. Para tal, será necessário determinar qual a localização da nova operação, e quais os requisitos e custos que vão definir e condicionar a mesma.
In 1995, the North American sports channel ESPN (Entertainment and Sports Programming Network), launched a new sports competition called Extreme Games, or as its more commonly known, the X-Games. By providing a new visibility to certain sports, a cultural and social transformation process is triggered during the following decade by which, skateboard in particular, transitions from its marginal status to become a mass sport. This was the reason behind the creation of Street Surfing in 2004, a company based in California, that bursts in the market with an innovative product that became a global popularity phenomenon between 2004 and 2008, the wave board. Despite being originally a North American brand, it’s in the European market where Street Surfing will establish himself as a reference brand. In 2010, the brand is acquired by a group of investors, the original structure is dismantled, their responsibilities are transferred to Portugal, where the European markets were managed. On the business strategy, there is a bigger focus on the sales model directly from China (where the products were manufactured), consequentially, there is a divestment on the domestic sales model, and on the stock structure in Rotterdam (Netherlands) that supported it. However, under the current circumstances, there is a necessity to revitalize the domestic stock strategy with a European warehouse. For this to happen, we will need to determine the location for the new operation, what requirements will shape it, and what costs will influence it.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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