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http://hdl.handle.net/10071/24357
Autoria: | Baptista, David José dos Santos |
Orientação: | Carrazedo, Tiago Miguel Teixeira |
Data: | 27-Dez-2021 |
Título próprio: | Avaliação operação stock doméstico street surfing |
Referência bibliográfica: | Baptista, D. J. dos S. (2021). Avaliação operação stock doméstico street surfing [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24357 |
Palavras-chave: | The Wave Stock doméstico Gestão da cadeia de abastecimento Domestic stock Logistics supply chain management |
Resumo: | Em 1995, o canal de desporto Norte-Americano ESPN (Entertainment and Sports
Programming Network), lançou uma nova competição desportiva denominada Extreme Games,
comumente conhecidos como os X-Games.
Ao proporcionar uma nova visibilidade a certas práticas desportivas, é desencadeado um
processo de transformação cultural e social durante a década seguinte no qual, o skateboard em
particular, abandona o seu estatuto marginal para se tornar numa prática massificada.
Este foi o mote para a criação Street Surfing em 2004, uma empresa sediada na Califórnia, que
irrompe no mercado com um produto inovador que se tornou um fenómeno global de
popularidade entre 2004 e 2008, a wave board. Apesar de ser uma marca originalmente norteamericana,
é no mercado europeu que a Street Surfing se vai estabelecer como uma marca de
referência.
Em 2010, a marca é adquirida por um grupo de investidores, a estrutura original é desmantelada,
e as responsabilidades da mesma são transferidas para Portugal, onde eram geridos os mercados
europeus. Ao nível da estratégia comercial, passa a haver um maior foco no modelo de vendas
direto a partir da China (onde os produtos são fabricados), consequentemente, há um
desinvestimento no modelo de vendas doméstico e na estrutura de stock sediada em Roterdão
(Países Baixos) que suporta o mesmo. Porém, no contexto atual, é necessário revitalizar a
estratégia de stock doméstico a partir de um armazém europeu. Para tal, será necessário
determinar qual a localização da nova operação, e quais os requisitos e custos que vão definir e
condicionar a mesma. In 1995, the North American sports channel ESPN (Entertainment and Sports Programming Network), launched a new sports competition called Extreme Games, or as its more commonly known, the X-Games. By providing a new visibility to certain sports, a cultural and social transformation process is triggered during the following decade by which, skateboard in particular, transitions from its marginal status to become a mass sport. This was the reason behind the creation of Street Surfing in 2004, a company based in California, that bursts in the market with an innovative product that became a global popularity phenomenon between 2004 and 2008, the wave board. Despite being originally a North American brand, it’s in the European market where Street Surfing will establish himself as a reference brand. In 2010, the brand is acquired by a group of investors, the original structure is dismantled, their responsibilities are transferred to Portugal, where the European markets were managed. On the business strategy, there is a bigger focus on the sales model directly from China (where the products were manufactured), consequentially, there is a divestment on the domestic sales model, and on the stock structure in Rotterdam (Netherlands) that supported it. However, under the current circumstances, there is a necessity to revitalize the domestic stock strategy with a European warehouse. For this to happen, we will need to determine the location for the new operation, what requirements will shape it, and what costs will influence it. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão de Empresas |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_david_santos_baptista.pdf | 2,63 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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