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http://hdl.handle.net/10071/24319
Autoria: | Bilé, Ana Sofia Filipe |
Orientação: | Passos, Ana Margarida |
Data: | 28-Dez-2021 |
Título próprio: | Saber “quem sabe o quê”: a influência do transactive memory system e da colaboração no desempenho das equipas |
Referência bibliográfica: | Bilé, A. S. F. (2021). Saber “quem sabe o quê”: a influência do transactive memory system e da colaboração no desempenho das equipas [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24319 |
Palavras-chave: | Transactive memory system Colaboração Comunicação -- Communication Desempenho da equipa Collaboration Team performance |
Resumo: | O desenvolvimento de equipas eficazes é cada vez mais uma preocupação da maioria das
organizações. Este interesse tem sido acompanhado por um aumento da literatura sobre
eficácia das equipas. Neste sentido, a literatura tem demonstrado que o transactive
memory system tem uma influência no desempenho da equipa, assim como o papel da
comunicação na transmissão e troca de conhecimento nas equipas. O presente estudo tem
como objetivo expandir estes estudos a outras dimensões e avaliar o impacto da
combinação das mesmas no desempenho da equipa. Segundo esta ideia, este estudo
pretende, em suma, analisar o efeito mediador da colaboração na relação entre o
transactive memory systems (TMS) e o desempenho das equipas. Simultaneamente,
sugere que a relação entre o TMS e a colaboração poderá ser maximizada através da
moderação da comunicação. Participaram neste estudo 47 equipas (162 colaboradores e
47 líderes) que desempenham funções em empresas de consultadoria e auditoria. Os
resultados não suportaram a hipótese de que a colaboração medeia a relação entre o TMS
e o desempenho das equipas nem confirmaram a existência de moderação da
comunicação na relação entre o TMS e a colaboração. A mediação moderada também
não se evidenciou significativa. No final, são discutidas as implicações destes resultados
e são apresentadas novas sugestões de direções para futuras investigações. The development of effective teams is an increasingly concern for most organisations. This interest has been accompanied by a rise in the literature on team effectiveness. In this sense, the literature has shown that the transactive memory system has an influence on team performance, as well as the role of communication in the transmission and exchange of knowledge in teams. The present study aims to expand these studies to other dimensions and assess the impact of their combination on team performance. According to this idea, this study aims, in brief, to analyse the mediating effect of collaboration on the relationship between transactive memory systems (TMS) and team performance. At the same time, it suggests that the relationship between TMS and collaboration may be maximised through the moderation of communication. Forty-seven teams (162 employees and 47 leaders) working in consulting and auditing firms participated in this study. The results did not support the hypothesis that collaboration mediates the relationship between TMS and team effectiveness nor did they confirm the existence of communication moderation in the relationship between TMS and collaboration. Moderating mediation was also not evidenced to be significant. In the end, the implications of these results are discussed and new suggested directions for future research are presented. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_ana_filipe_bile.pdf | 826,65 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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