Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/24319
Autoria: Bilé, Ana Sofia Filipe
Orientação: Passos, Ana Margarida
Data: 28-Dez-2021
Título próprio: Saber “quem sabe o quê”: a influência do transactive memory system e da colaboração no desempenho das equipas
Referência bibliográfica: Bilé, A. S. F. (2021). Saber “quem sabe o quê”: a influência do transactive memory system e da colaboração no desempenho das equipas [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24319
Palavras-chave: Transactive memory system
Colaboração
Comunicação -- Communication
Desempenho da equipa
Collaboration
Team performance
Resumo: O desenvolvimento de equipas eficazes é cada vez mais uma preocupação da maioria das organizações. Este interesse tem sido acompanhado por um aumento da literatura sobre eficácia das equipas. Neste sentido, a literatura tem demonstrado que o transactive memory system tem uma influência no desempenho da equipa, assim como o papel da comunicação na transmissão e troca de conhecimento nas equipas. O presente estudo tem como objetivo expandir estes estudos a outras dimensões e avaliar o impacto da combinação das mesmas no desempenho da equipa. Segundo esta ideia, este estudo pretende, em suma, analisar o efeito mediador da colaboração na relação entre o transactive memory systems (TMS) e o desempenho das equipas. Simultaneamente, sugere que a relação entre o TMS e a colaboração poderá ser maximizada através da moderação da comunicação. Participaram neste estudo 47 equipas (162 colaboradores e 47 líderes) que desempenham funções em empresas de consultadoria e auditoria. Os resultados não suportaram a hipótese de que a colaboração medeia a relação entre o TMS e o desempenho das equipas nem confirmaram a existência de moderação da comunicação na relação entre o TMS e a colaboração. A mediação moderada também não se evidenciou significativa. No final, são discutidas as implicações destes resultados e são apresentadas novas sugestões de direções para futuras investigações.
The development of effective teams is an increasingly concern for most organisations. This interest has been accompanied by a rise in the literature on team effectiveness. In this sense, the literature has shown that the transactive memory system has an influence on team performance, as well as the role of communication in the transmission and exchange of knowledge in teams. The present study aims to expand these studies to other dimensions and assess the impact of their combination on team performance. According to this idea, this study aims, in brief, to analyse the mediating effect of collaboration on the relationship between transactive memory systems (TMS) and team performance. At the same time, it suggests that the relationship between TMS and collaboration may be maximised through the moderation of communication. Forty-seven teams (162 employees and 47 leaders) working in consulting and auditing firms participated in this study. The results did not support the hypothesis that collaboration mediates the relationship between TMS and team effectiveness nor did they confirm the existence of communication moderation in the relationship between TMS and collaboration. Moderating mediation was also not evidenced to be significant. In the end, the implications of these results are discussed and new suggested directions for future research are presented.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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