Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/24299
Author(s): Godinho, Beatriz Rendas
Advisor: Martins, Ana Lúcia Henriques
Ramos, Maria Madalena
Date: 21-Dec-2021
Title: A influência da perceção do risco no impacto das estratégias das operações na performance da cadeia de abastecimento da indústria automóvel
Reference: Godinho, B. R. (2021). A influência da perceção do risco no impacto das estratégias das operações na performance da cadeia de abastecimento da indústria automóvel [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24299
Keywords: Cadeia de abastecimento -- Supply chain
Riscos logísticos
Estratégias de mitigação
Logistics risks
Mitigation strategies
Abstract: As cadeias de abastecimento vivem numa constante mudança, provocada pela procura de oportunidades para obter uma vantagem competitiva sustentável (Mentzer, et al., 2001). Considerando isto, é necessário melhorar o desempenho em ambientes de rápida mudança e em situações imprevisíveis, desta forma, as empresas da indústria automóvel têm de fazer ajustamentos às suas estratégias (Rahim & Zainuddin, 2017). O objetivo geral da presente tese de mestrado é analisar a influência da perceção do risco no impacto da estratégia das operações na performance da cadeia de abastecimento da indústria automóvel. O estudo centrar-se à em empresas portuguesas do setor industrial automóvel. Os métodos utilizados na realização deste trabalho, permitiram recolher dados primários através da extração de dados em questionários, Método Delphi e Google Forms, obtendo neste último, um total de 120 repostas. Os dados obtidos foram analisados com recurso a ferramentas estatística de análise descritiva e inferencial com recurso ao IBM SPSS Statistics e à macro PROCESS para o SPSS desenvolvida por Hayes (2013). Como resultado, e em relação às quatro hipóteses estudadas, conclui-se que apenas a proatividade per si tem efeito sobre a performance (sendo o seu efeito positivo), no entanto, este efeito não depende da perceção de risco. Ainda foi possível concluir que, a reatividade não tem efeito significativo sobre a performance nem per si nem quando a relação é moderada pela perceção de risco.
Supply chains live in a constant change, caused by the search for opportunities to obtain a sustainable competitive advantage (Mentzer, et al., 2001). Considering this, it is necessary to improve performance in rapidly changing environments and unpredictable situations, in this way, companies in the automotive industry have to make adjustments to their strategies (Rahim & Zainuddin, 2017). The overall objective of this master thesis is to analyse the influence of risk perception on the impact of operations strategy on supply chain performance in the automotive industry. The study focuses on Portuguese companies in the automotive industrial sector. The methods used to carry out this work allowed collecting primary data through the extraction of data in questionnaires, Delphi Method and Google Forms, obtaining in the latter, a total of 120 answers. The data obtained were analyzed using descriptive and inferential statistical analysis tools using IBM SPSS Statistics and the PROCESS macro for SPSS developed by Hayes (2013). As a result, and in relation to the four hypotheses studied, it was concluded that only proactivity per se has an effect on performance (and its effect is positive), however, this effect does not depend on the perception of risk. It was also possible to conclude that reactivity has no significant effect on performance either per se or when the relationship is moderated by the perception of risk.
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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