Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/24280
Author(s): Teixeira, Sandra Maria Costa
Advisor: Portela, Sofia Lopes
Date: 14-Dec-2021
Title: Melhoria do sistema de gestão da qualidade da empresa Wingsys - Interactive Technology
Reference: Teixeira, S. M. C. (2021). Melhoria do sistema de gestão da qualidade da empresa Wingsys - Interactive Technology [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24280
Keywords: Sistema de gestão da qualidade
Certificação -- Certification
Melhoria
ISO 9001:2015
Tecnologia interativa
Quality management system
Improvement
Interactive technology
Abstract: Devido à crescente exigência dos níveis de qualidade, as organizações começaram a adotar e a desenvolver sistemas de gestão da qualidade. Para as auxiliar neste percurso foram publicados referenciais normativos, nomeadamente a norma ISO 9001. Para a empresa Wingsys - Interactive Technology, empresa nacional no setor da tecnologia interativa, a certificação do sistema de gestão da qualidade segundo a norma ISO 9001:2015 trata-se de uma decisão estratégica; no entanto, foi identificada a necessidade de se introduzir previamente melhorias no sistema. O objetivo do presente trabalho é a identificação e a descrição das ações a implementar para que seja garantida a conformidade do sistema de gestão da qualidade da Wingsys com os requisitos da norma ISO 9001:2015. A metodologia adotada consistiu na realização de um diagnóstico da situação atual e em seguida da definição de um plano de ação. Por fim, e conforme solicitado pela Wingsys, é apresentada uma revisão do manual da qualidade em conformidade com o plano de ação proposto. Com a elaboração do presente trabalho, a Wingsys passa a dispor da indicação dos requisitos das normas com os quais o seu sistema de gestão da qualidade não está em conformidade e as ações que necessita desenvolver para a resolução das não conformidades identificadas. Adicionalmente, passa também a dispor de recomendações de melhoria e de uma nova revisão do manual da qualidade alinhada com as exigências da norma e com as ações propostas.
Due to the increasing demand on quality levels, organizations started to adopt and develop quality management systems. To help them in this path, normalized standards were published in this subject, mainly ISO 9001. For Wingsys - Interactive Technology, a national company in the interactive technology business, the quality system certification according to ISO 9001:2015 is a strategic decision; however, it was identified the need to introduce some prior improvements in the system. With this work, the main goal is to identify and describe the actions to be implemented, to ensure that Wingsys’s quality management system complies with ISO 9001:2015 requirements. The methodology adopted was to perform a previous diagnosis of the actual situation followed by the definition of an action plan. Afterwards, and as solicited by Wingsys it was presented a revision of quality control manual in agreement with the proposed action plan. With the elaboration of this work, Wingsys has now the indication of the standard requirements which their quality management system does not comply with, and which actions need to be taken into account and to be developed to solve non conformities identified. Additionally, they will also have available improvement opportunities and a new version of their quality management systems aligned with the standard demands and the proposed actions.
Degree: Mestrado em Gestão Aplicada
Peerreviewed: yes
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_sandra_costa_teixeira.pdf
  Restricted Access
2,22 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.