Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/24269
Autoria: | Silva, Ana Lúcia Gonzaga da |
Orientação: | Monteiro, Lígia Maria Santos |
Data: | 21-Dez-2021 |
Título próprio: | O envolvimento do pai em atividades de cuidados e socialização: Associações com a regulação emocional de crianças em idade pré-escolar |
Referência bibliográfica: | Silva, A. L. G. da. (2021). O envolvimento do pai em atividades de cuidados e socialização: Associações com a regulação emocional de crianças em idade pré-escolar [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24269 |
Palavras-chave: | Envolvimento paterno Regulação emocional Educação pré-escolar -- Pre-school education Parental involvement Emotional regulation |
Resumo: | Com a maioria da investigação sobre parentalidade a centrar-se na figura materna, nos últimos
anos tem-se procurado incorporar, também, a figura paterna analisando, por exemplo, de que
modo o pai se encontra envolvido nos cuidados e educação à criança. A regulação emocional
emerge ao longo dos primeiros anos de vida, no contexto das relações com os cuidadores. Neste
sentido, este trabalho analisou o envolvimento do pai, relativo à mãe, em atividades de cuidado
e socialização, procurando compreender as suas associações com a Regulação Emocional de
crianças em idade pré-escolar. A amostra incluiu 51 pais, com crianças em idade pré-escolar
(21 do sexo feminino). Os pais responderam ao questionário de caracterização
sociodemográfica, ao Envolvimento Parental e ao Emotion Regulation Checkist. As análises
indicaram a existência de uma correlação positiva e significativa entre a participação na
dimensão da brincadeira e a labilidade/negatividade das crianças. Most of the research on parenting has centered around the mother, in more recent years there has been an attempt to also include the father figure, analyzing how are fathers involved in their children’s care and education. Emotional regulation develops during the first years, with parental figures playing a central role. This study aimed to analyze the associations between father’s relative involvement to the mother in care and socialization activities and emotional regulation during the preschool period. The sample included 51 parents, with pre-school age children (21girls). Fathers answered to a sociodemographic questionnaire, to the Paternal Involvement questionnaire and the Emotion Regulation Checkist. There was a positive and significant correlation between the father's participation in play and child’s lability/negativity. |
Designação do grau: | Mestrado em Ciências em Emoções |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_ana_gonzaga_silva.pdf | 363,31 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.